Prefeitura pede ao Governo de MG a permanência do ensino integral na Escola Estadual de Dr. Lund

O Governo de Minas Gerais cortou o ensino em tempo integral da Escola Estadual Dr. Roberto Belisário Viana, em Pedro Leopoldo, que atende 160 alunos. Representantes da Secretaria de Educação e da comunidade se reuniram na Assembleia para tentar reverter a situação e conseguir trazer de volta o programa para Dr. Lund ainda este ano

O Prefeito Cristiano Marião esteve na manhã desta terça-feira, 07, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, empenhando esforços pela permanência do ensino em o tempo integral na Escola Estadual Dr. Roberto Belisário Viana, localizada em Dr. Lund. O chefe do executivo esteve com o Deputado Dalmo Ribeiro (PSDB) e apresentou dados concretos que evidenciam a importância da Escola Estadual Dr. Roberto Belisário Viana não só na área educacional, pelo excelente trabalho que desempenha com os alunos, mas também ressaltar como essa instituição vem colaborando significativamente para transformar a realidade social dos alunos e seus familiares. Junto do Prefeito Cristiano Marião e do Deputado Dalmo Ribeiro, estiveram presentes na reunião a Coordenadora Pedagógica da Escola Estadual Dr. Roberto Belisário, Maria Cristina Ribeiro, a representante da comunidade de Dr. Lund, Heloísa Maia e a Secretária de Educação de Pedro Leopoldo, Denise Botelho.

O pedido de intervenção feito pelo prefeito Marião, veio após a decisão do Governo de Minas Gerais em reduzir o número de escolas que adotam o modelo de ensino integral no Estado. O sistema, que atualmente atende 111 mil estudantes, em 1,6 mil escolas, passará a atender apenas 30 mil alunos em 500 escolas do Estado, em virtude de dificuldades financeiras. Porém, em um anúncio posterior, a Secretaria de Estado de Educação informou que 25% das vagas voltarão a funcionar no 2º semestre de 2019 e 55% no ano de 2020. “Diante dessa possibilidade, decidimos nos empenhar ao máximo para que a escola de Dr. Lund esteja entre as escolas que voltarão com o ensino integral. Por isso solicitamos a intervenção do Deputado Dalmo junto à Secretaria Estadual de Educação para que esta escolaseja incluída dentre as vagas que serão reabertas ainda este ano, uma vez que 160 alunos de 1º ao 5º ano são atendidos pelo programa, dentre eles beneficiários do Programa Bolsa Família, jovens encaminhados pelo Conselho Tutelar, Casas da Família e Creas”, disse o Prefeito de Pedro Leopoldo.D

O pedido de intervenção ao Deputado foi feito com total embasamento. Para subsidiar a solicitação, uma minuciosa análise documental com diagnóstico pedagógico e social da escola foi anexada ao ofício 025/2019. Uma nova reunião será agendada entre o Prefeito de Pedro Leopoldo e a Secretaria de Educação de Minas Gerais para tratar do assunto. “Este encontro na Assembleia foi bastante proveitoso. Estou otimista de que iremos conseguir. Vamos fazer de tudo para que o ensino em tempo integral possa retornar à Escola Estadual de Dr. Lund. Essa instituição vem colaborando significativamente para transformar a realidade dos alunos e seus familiares”, concluiu o Prefeito Marião.