Secretaria de Obras recolhe mais de 5 mil toneladas de entulhos somente em abril

Além dos entulhos, a Secretaria ainda recolheu quase 700 toneladas de podas de árvores e resíduos de jardinagem. O município disponibiliza 26 ecopontos distribuídos em diversas localidades, otimizando os custos com limpeza urbana

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Pedro Leopoldo presta diversos serviços para a população, incluindo remoção de materiais inservíveis de locais inadequados, varrição, capina, além de disponibilizar os Ecopontos, que auxiliam no descarte correto de alguns resíduos sólidos reduzindo os impactos ambientais causados pela eliminação irregular deste tipo de lixo.

Com a aplicação da Lei 2.205/96 do Código de Posturas Municipal, que prevê multa para quem dá destino incorreto aos resíduos provenientes da demolição de construções e de limpeza de quintais e jardins, as caçambas (ou ecopontos) passam a ser uma opção, sobretudo para quem não dispõe de recursos para a contratação de serviço particular de caçamba. Atualmente o município disponibiliza 26 ecopontos distribuídos em diversas localidades, otimizando os custos com limpeza urbana.

A Empresa Luz forte é a responsável pela logística e descarte desses ecopontos e, no mês de abril, recolheu nas caçambas amarelas 450 metros cúbicos de entulhos, o que compreende 540 toneladas de material. Ainda no mês de abril, a Secretaria de Obras recolheu, na Região Norte, 4.200 metros cúbicos de lixo, um total de mais de cinco mil toneladas de entulhos. O material foi recolhido dos Bairros Andyara, Adélia Issa, Morada dos Hibiscos, Felipe Cláudio I, Felipe Cláudio II, Dom Camilo I, Dom Camilo II e Santa Tereza, Teotônio Batista de Freitas e Vivamos. Além dos entulhos, a Secretaria ainda recolheu quase 700 toneladas de podas de árvores e resíduos de jardinagem nas regiões Sul e Norte. O custo aproximado desta operação é de R$ 105.000,00 por mês.

De acordo com Gustavo Viana, Secretário de Obras e Serviços de Pedro Leopoldo, existe um gargalo no setor de limpeza atualmente, mas que está em vias de ser resolvido pela Prefeitura Municipal. “Hoje temos pouca gente para atuar na limpeza de toda a cidade. Estamos nos esforçando muito com uma equipe muito competente e trabalhadora que temos, mas que ainda não está sendo suficiente. Por isto está em processo uma licitação, para o que chamamos de multitarefas da limpeza urbana, com contratação de mais gente para ficar somente por conta de capina, varrição, roçada, limpeza de bueiros, pintura de meios-fios, poda de árvores, etc. Por isso, por enquanto, a nossa prioridade tem sido creches, escolas, praças e algumas ruas em situação mais crítica”, disse.

O processo licitatório está em andamento e segundo Gustavo Viana resolve um problema de forma correta, dentro da legalidade e com total responsabilidade com o dinheiro público. “Antes era prática corrente do Município realizar a contratação na área da limpeza urbana por processo seletivo simplificado. Porém, além de não haver recursos para extrapolar a folha de pagamento com processo seletivo, uma vez que esses são direcionados prioritariamente para as áreas de saúde e educação, a lei de responsabilidade fiscal também não permite a realização do processo seletivo para a limpeza neste momento”, explicou Gustavo.

O Secretário ainda ressalta que o setor se empenha para fazer a limpeza, porém é de extrema importância a conscientização da população de que existem os locais corretos para descarte dos rejeitos. “Dentro das limitações atuais, estamos nos empenhando ao máximo para realizar a limpeza urbana. Mas é de suma importância que a população se conscientize da necessidade de jogar lixo nos lugares corretos. Lembrando que caçambas são para descarte de pequenos resíduos de construção civil e de jardinagem. Não pode jogar lixo doméstico. O trabalho conjunto entre população e poder público é o que dá resultados, disse.

Vale lembrar que a multa para quem despeja entulho nas ruas e calçadas do município é de R$1.077,46.