Prefeitura de PL implanta ecopontos para a coleta de entulhos

Pedro Leopoldo ganhou outros 13 pontos destinados à coleta de entulhos. Ao todo, foram distribuídas 17 caçambas em cinco bairros do município de forma experimental. Se derem certo, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos planeja tornar os pontos fixos, a partir da construção de estruturas de alvenaria, como a do primeiro Ecoponto da cidade, instalado na rua Magno Claret, nas imediações da Escola Municipal Isabel Gomes, em 2018.

As caçambas estão localizadas na entrada do bairro Vila Aparecida (1); na rua José Elias da Costa (1), na rua Betim (1) e na quadra do NEC (1), no bairro Santo Antônio; na capela velório (2) e no PA Central (1), no bairro São Geraldo; no estacionamento da Prefeitura (2), no cruzamento das ruas Jockey Clube com Pedro Antônio Pereira (1), na rua Dr. Rocha próximo ao presídio (1), no Centro; na passarela do bairro de Dr. Lund (1), próximo à caixa d’água (1), na subida do Pimentel (1) e na academia ao ar livre da Biquinha (2), no Magalhães; e na rodovia Neves, esquina com rua dos Couras (1), em Vera Cruz.

Com a aplicação da Lei 2.205/96 do Código de Posturas Municipal, que prevê multa para quem dá destino incorreto aos resíduos provenientes da demolição de construções e de limpeza de quintas e jardins, as caçambas passam a ser uma opção, sobretudo para quem não dispõe de recursos para a contratação de serviço particular de caçamba. A multa para quem despeja entulho nas ruas e calçadas do município é de R$1.077,46.

“Precisamos que as pessoas se conscientizem de que tornar a cidade um local limpo passa pela colaboração de todos. Manter os espaços públicos conservados reflete o grau de consciência da população. A nossa dica é que as pessoas façam uso das caçambas e preservem as ruas e calçadas limpas, sem entulhos. Isso evitará a proliferação de animais nocivos à saúde das pessoas e multas “, alerta o Secretário Municipal de Planejamento Urbano, Juliano Fagundes.

Mutirão de limpeza

As Secretarias de Saúde e de Obras e Serviços Públicos, em parceria com a Rede Comunitária em Ação (Recoa) e a Ascapel, concluem nesta sexta-feira (8) o mutirão de limpeza iniciado na segunda-feira (4) com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti. Agentes coletaram inservíveis nas regiões que indicaram atenção no último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Liraa), de 2018. Trinta e uma caçambas foram distribuídas nos bairros focos do mutirão para o depósito dos inservíveis. A expectativa é que os mutirões possam ser promovidos em toda a cidade.