Fiscalização de comércio irregular é intensificada em Pedro Leopoldo

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano realizou no último sábado (2) mais uma ação de fiscalização de comércio irregular cidade. O propósito da ação é pôr fim ao comércio ambulante e estimular a competição leal entre comerciantes. As ações se concentraram no hipercentro de Pedro Leopoldo, foco dos chamados “camelôs”.

A fiscalização se intensificou no município no segundo semestre de 2018, a partir da solicitação da Associação Comercial e do recebimento de diversas denúncias. Além de impactar negativamente o comércio no Centro da cidade, o comércio ambulante vinha prejudicando a ordem do espaço urbano, com a ocupação irregular de ruas e calçadas.

Um dos comerciantes da cidade, que pediu para não ser identificado por questões de segurança, disse que a fiscalização é necessária. “Todos nós, comerciantes, estamos satisfeitos com a iniciativa. Muitas pessoas não entendem a importância dessa ação. A fiscalização resguarda quem paga impostos e está de acordo com a legislação”, entende.

Na ação de sábado, alguns produtos foram recolhidos. “Estamos em diálogo com os ambulantes há algum tempo. Solicitamos, repetidas vezes, a colaboração deles. Infelizmente, alguns insistem em fazer uso de calçadas e ruas para vender seus produtos. Os fiscais, dentro de suas atribuições legais, têm recolhido a mercadoria”, explica o Secretário Municipal de Planejamento Urbano, Juliano Fagundes.

De acordo com Juliano, a fiscalização e regularização dos ambulantes tende a favorecer a todos. “Alguns dos comerciantes que estavam nas ruas já se organizaram e estão em processo de regularização. Isso é benefício para a economia e equacionamento da questão da concorrência desleal. O fato de estar ocupando um espaço físico, com conforto, possibilidade de armazenagem adequada dos produtos e estoques é algo positivo para aquele que antes estava em situação irregular”, esclarece.