Pedro Leopoldo celebra o Dia de Luzia

Em Pedro Leopoldo, o dia 14 de junho passou a ter um significado especial a partir do ano de 2016, quando foi instituído o Dia de Luzia. A homenagem à primeira sulamericana é também um gesto de reconhecimento a um dos grandes expoentes dos estudos paleontológicos e arqueológicos no Brasil, o naturalista dinamarquês Peter Lund, que nasceu em 14 de junho de 1801.

No dia de Luzia e de Lund, Pedro Leopoldo recebeu a ilustre visita do Bioantropólogo Walter Neves, quem apresentou Luzia à comunidade científica e ao mundo, em 1998. A ele foi concedido, no Plenário da Câmara Municipal, o Título de Cidadão Honorário de Pedro Leopoldo por suas relevantes pesquisas em torno do fóssil de Luzia. Estiveram presentes no evento o Arqueólogo André Prous, que participou da expedição do descobrimento do fóssil, o Paleontólogo Cástor Cartelle e técnicos do Museu Nacional, que presentearam o município com uma réplica de resina do crânio de Luzia.

O Vice-Prefeito, Salim Salema, que ao lado do ex-vereador Professor Sálvio, criou o projeto de Lei que instituiu o Dia de Luzia, recebeu, em nome do Prefeito Cristiano Marião, o documento assinado por todos os presentes que certifica a cidade de Pedro Leopoldo como o município onde os restos mortais da primeira sulamericana foram encontrados.

Em ofício encaminhado à Câmara Municipal, o Prefeito Cristiano Marião, que não compareceu à cerimônia em decorrência de uma forte gripe e quadro febril alto, ressaltou a importância de Luzia e parabenizou o Professor Walter Neves. “Luzia é uma das peças-chave de um intrincado quebra-cabeças que dá conta da história da vida na América. É por esta razão que celebramos a figura ilustre de Luzia e reconhecemos os esforços do Professor Walter Neves, que, há 20 anos, a apresentou à comunidade científica e ao mundo”.

Para o Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer, Juventude e Turismo, Daniel Costa, a homenagem a Neves é mais que justa, uma vez que a partir de seus estudos, a cidade de Pedro Leopoldo e toda a região cárstica ao entorno ganhou notoriedade. “A partir destes estudos, nossa cidade teve a proeminência devida. Luzia, Chico, são personalidades que projetam o município de Pedro Leopoldo no cenário mundial. A nossa intenção é executar projetos que façam com que o mundo possa conhecer a nossa região, que é tão rica em história”, frisou.