Pedro Leopoldo recebe visita de técnicos do Museu Nacional

Técnicos do Museu Nacional estiveram em Pedro Leopoldo ao longo desta semana para visitar alguns dos mais importantes locais para a pré-história brasileira, a região cárstica de Pedro Leopoldo. De terça (12) a ontem (14), o grupo composto pela Professora e Curadora do Acervo Osteológico Humano do Museu Nacional, Cláudia Rodrigues Carvalho, pelos Arqueólogos Murilo Quintans Ribeiro Bastos e Victor de Souza Bittar, e por servidores da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer, Juventude e Turismo percorreram o Parque Estadual do Sumidouro, o Monumento Natural Estadual da Lapa Vermelha, dentre outros locais.

Outro propósito da visita da missão carioca foi retificar uma informação que, ao longo de muitos anos, esteve desencontrada: o município onde Luzia, o fóssil humano mais antigo já descoberto na América do Sul, foi achado, em 1975, por uma missão franco-brasileira encabeçada pela arqueóloga francesa Annette Laming-Emperaire.

Logo no início da semana, o site do Museu Nacional já apresentava a informação retificada  em seu site, nas páginas correspondentes ao fóssil que revolucionou o pensamento científico acerca do povoamento da América. “Essa retificação e respaldo do Museu Nacional reafirmam que Luzia, esta personagem emblemática para a nossa cidade e para o turismo de toda uma região, foi encontrada no sítio Lapa Vermelha (IV), em Pedro Leopoldo, e não em Lagoa Santa”, disse o Prefeito Cristiano Marião.