Prontos-Atendimentos das regiões Centro e Norte atendem cerca de 30 mil pacientes nos últimos três meses

Os atendimentos passam por um série de especialidades, desde a enfermaria até outras especialidades médicas

A saúde em Pedro Leopoldo tem recebido investimentos para garantir um atendimento de qualidade ao cidadão pedroleopoldense. Com base nisto, um levantamento feito pela Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mostra que nos meses de Agosto, Setembro, Outubro e Novembro, mais de 30 mil pacientes foram atendidos nos Prontos-Atendimentos do Centro e Lagoa de Santo Antônio, além do Centro de Especialidades Médicas da região norte. 

De acordo com os números, o PA Central atendeu 17.306 pessoas nas especialidades de Clínica, Ortopedia e Pediatria. Já no PA Lagoa, 4.732 pessoas passaram por um série de especialidades, dentre elas, Anestesiologia, Angiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral e Ambulatorial, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Neurologia, Ortopedia, Pediatria, Pneumologia, Proctologia, Urologia. Ainda na região norte, o Centro de Especialidades Médicas, chegou a receber 9.484 pacientes, em atendimento de Clínica, Pediatria, Enfermaria e Testes Virais.

A Prefeita Eloisa Helena, comentou sobre o atendimento de saúde em PL e enfatizou o caso do tempo de espera para alguns atendimentos. “Estes são números expressivos para um período de 3 meses, ao mesmo tempo que temos uma alta demanda, ficamos felizes em conseguir supri-las. Contamos com uma infraestrutura e profissionais de qualidade que estão de prontidão para atender. Às vezes recebo algumas mensagens sobre a demora em questão do tempo para as pessoas receberem um atendimento. E queria dar um exemplo sobre o atendimento privado. Eu reconheço o privilégio de ter um plano de saúde, mas em relação ao tempo, eu prefiro por diversas vezes o nosso atendimento público municipal. E acho importante trazer isso, pois as pessoas acreditam que o tempo de espera é algo exclusivo de Pedro Leopoldo, e não. Inclusive, temos um número expressivo de pessoas que possuem plano de saúde e na maioria das vezes recorrem ao serviço público”, destacou Eloisa. 

Reformas nos ESF e novo mobiliário para a Saúde 

Além dos inúmeros atendimentos, a saúde de Pedro Leopoldo recebeu recentemente uma série de melhorias. A exemplo, o ESF Dom Camilo/Santa Tereza, foi totalmente revitalizado com nova pintura, rampas de acessibilidade, ampliação dos serviços e readequação de alguns espaços, são algumas das novidades no local. Em breve haverá também serviço de odontologia na unidade. 

Outra unidade de saúde que deu início a sua reforma foi o ESF da Quinta do Sumidouro que será amplamente revitalizado.

Outra ações foi a aquisição de novos itens de mobília para algumas das unidades de saúde do município, visando aprimorar o atendimento à comunidade. As unidades beneficiadas por esta iniciativa incluem o PA Central, os ESF’s dos bairros Lagoa de Santo Antônio, Lua I e II, Santa Tereza/Dom Camilo, Adélia Issa, Quintas das Palmeiras, Quinta do Sumidouro e Dr. Lund. Os novos equipamentos abrangem uma ampla variedade de itens, incluindo quadros brancos para comunicação eficaz, relógios, cadeiras giratórias para maior conforto, estantes e arquivos para melhor organização de documentos, bebedouros, geladeiras para armazenar medicamentos e suprimentos sensíveis, além de longarinas, mesas com gaveteiros, armários e ventiladores para melhorar o dia a dia dos pacientes e dos profissionais de saúde.

Além dos itens acima, uma aquisição também de suma importância foram os eletrocardiogramas para serviços médicos avançados. Os equipamentos já foram instalados nos ESF’s de Lagoa de Santo Antônio, Centro e Dr. Lund.

Em breve as demais unidades de saúde também receberão novos equipamentos.