Prefeitura promove mais um Mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Cerca de 2 mil residências foram visitadas pelos agentes. Foram recolhidos todos os materiais que pudessem causar a proliferação do mosquito. A Prefeitura tem feito diversas ações de prevenção e pede a colaboração de toda população para combater as arboviroses

Aconteceu na última quarta-feira, 19 de abril, o mutirão de limpeza no bairro Teotônio Batista de Freitas, um Dia D de combate ao mosquito Aedes Aegypti e suas doenças: Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Segundo a Vigilância em Saúde, cerca de 2 mil residências foram visitadas pelos agentes de endemia, recolhendo todo e qualquer recipiente que não tivesse mais serventia e que pudesse acumular água.

A ação, que é uma iniciativa da Prefeitura de Pedro Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Saúde, com as equipes dos agentes de endemias, fiscais sanitários, limpeza urbana e Ascapel, tem o objetivo de prevenir o aumento do número de casos no município. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, no período de 01/01/2023 a 19/04/2023 o município registrou 368 casos suspeitos de Dengue. Destes, 64 foram descartados. Há portanto 264 casos prováveis da doença. Quanto à Chikungunya, o município apresentou 07 casos confirmados da doença, sendo 03 homens e 04 mulheres infectados. Zika Vírus não obteve registro de casos em Pedro Leopoldo.

Segundo a representante da Vigilância em Saúde, Rachel Lage, o trabalho está sendo realizado no 3° bairro, por critérios de índice dos casos, e necessita do apoio da população. “Nossa equipe se desloca para as ruas, mas é necessário que cada morador, além de manter sua residência livre dos focos do mosquito, faça sua parte abrindo as portas para nossa equipe”, destacou.

No primeiro mutirão que aconteceu no sábado, 01 de abril, no Centro e Santo Antônio, foram recolhidos dois caminhões completamente cheios de materiais que são suscetíveis à proliferação do mosquito. Cerca de 500 casas foram visitadas e cerca de 15 lotes foram fiscalizados. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará novos mutirões, com o objetivo também de conscientizar os moradores sobre a prevenção da doença, entre diversas outras ações de combate ao Aedes.