Prefeitos cobram verbas retidas pelo Governo Estadual

O Prefeito Cristiano Marião e outros cerca de 300 prefeitos de todo o estado de Minas Gerais estiveram reunidos na última sexta-feira (2) no Auditório JK, na Cidade Administrativa, para cobrar do governo estadual repasses que não estão sendo feitos ou realizados com atraso. O Vice-Prefeito Salim Salema e o Chefe de Gabinete, Evandro de Souza, também participaram do encontro.
O evento foi promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM). A entidade calcula que a dívida do governo com os municípios, no que diz respeito ao repasse de ICMS, IPVA, transporte escolar e saúde, atingiu o valor de R$ 3,6 bilhões.
Para o Prefeito Cristiano Marião, o evento revela não apenas a força da união dos administradores municipais, bem como a situação de grande dificuldade pela qual passa as cidades. “Os municípios se encontram em situação de vulnerabilidade. E isto em um período de grave crise. As administrações estão sendo forçadas a assumir, de forma individualizada, compromissos que antes eram partilhados. Por isso estamos aqui para sensibilizar o governo para a necessidade de assumir o que compete a ele assumir”, disse.
Em agenda no Sul de Minas, o Governador Fernando Pimentel não pode comparecer ao evento. Apesar de não ter mandado representante, o governo divulgou uma nota na qual apontou a proposta de repassar automaticamente o dinheiro do IPVA e do ICMS, valor de repasse que, segundo o governo, está em dia. O governo prevê ainda quitar os valores referentes ao Transporte Escolar até o dia 19.