Cras Até você realiza mais de 250 atendimentos nos últimos 30 dias

Mais de 400 serviços foram ofertados no mesmo período, incluindo quase 200 benefícios Auxílio – Alimentação

No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) são oferecidos serviços com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. O CRAS possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social. O CRAS oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). No CRAS os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

O público atendido pelo CRAS são famílias e indivíduos em situação desproteção e vulnerabilidade socioeconômica, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

CRAS ATÉ VOCÊ

O CRAS ATÉ VOCÊ atende localidades distantes e de difícil acesso pela população em situação de vulnerabilidade social. Na ação itinerante os serviços e benefícios socioassistenciais são oferecidos através de atendimentos técnicos e entrevistas socioeconômicas. “O Cras é a porta de entrada para a população vulnerável ter acesso aos programas, projetos, benefícios e serviços sociais. Também através do Cras que podem ser feitos os encaminhamentos para outros serviços e demandas oferecidos pelo SUAS, como as do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). Ainda no Cras o cidadão consegue fazer a sua inscrição e atualização do Cadastro Único do governo federal, pré-requisito para receber auxílios federais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para facilitar esses atendimentos, A atual gestão implantou o CRAS ATÉ VOCÊ, ação itinerante que leva os serviços e benefícios ofertados aos bairros mais distantes dos equipamentos CRAS SUL e CRAS NORTE, com o objetivo de facilitar a vida dessas pessoas em situação vulnerabilidade, que, por diversas dificuldades não conseguem ir às unidades fixas de atendimento” destaca a Secretária de Desenvolvimento Social, Viviane Sena.

Somente entre os dias 23 de setembro e 28 de outubro foram realizados 29 atendimentos em Santo Antônio da Barra, 65 atendimentos em Fidalgo, 32 atendimentos em Quinta do Sumidouro e 127 atendimentos em Lagoa de Santo Antônio, destacando-se 42 isenções da taxa de 2ª via de documentos pessoais, 148 novos cadastros a atualização do CadÚnico e Bolsa Famílias e 163 benefícios Auxílio – Alimentação.

A solicitação deste e de outros serviços podem ser agendados diariamente no Cras SUL, CRAS NORTE das 8 às 17 horas. Os telefones para mais informações são: Cras Sul – 3662-3780 e Cras Norte – 3660-8234.

Mais

Além dos serviços do Cras Até Você, a SMDS oferece vários outros, entre eles, o Auxílio-Funeral. Somente este ano já foram 75 velórios autorizados e 34 isenções de taxas de sepultamento.

As solicitações para o beneficio Auxílio-funeral podem ser solicitadas no Plantão Social: 988145595 (disponível 24horas).

Secretaria de Desenvolvimento Social: 3662-3859

Endereço: Rua Nossa Senhora das Graças, 701 – Centro, Pedro Leopoldo