Lideranças voltam à Brasília para tentar barrar transferência de voos de Confins

Com a divulgação da Portaria do Ministério dos Transportes que dá permissão ao Aeroporto da Pampulha de operar voos de grande porte, prefeitos e demais lideranças políticas do Vetor Norte partiram nesta quarta-feira (23) para Brasília em busca de apoio junto à bancada mineira no Congresso Nacional. O objetivo é impedir que dezenas de voos sejam transferidos para a capital mineira, medida que traria diversos prejuízos para as cidades do vetor Norte e para o estado de Minas Gerais.

A comitiva peregrinou em todos os gabinetes de parlamentares, levando a reivindicação de empresários e moradores da região. “Como temos dito, é um contracenso sem precedentes transferir esses voos para um aeroporto que não tem a mínima condição de recebê-los. E mais, tirar de um aeroporto onde foi feito um investimento maciço nos últimos anos e que hoje opera apenas com a metade da capacidade”, frisou o Prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião.

Administradora do Aeroporto de Confins, a BH Airport já entrou com um pedido de liminar no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para barrar o retorno dos voos. Agora, a Associação dos Desenvolvedores do Vetor Norte (AV Norte) pretende entrar com uma ação contra o governo federal baseando-se no parecer técnico da Anac, que não recomenda a transferência.