Idosos devem atualizar dados no CadÚnico para continuarem a receber o BPC

Os idosos que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC) precisam realizar o cadastramento ou atualizar os dados no Cadastro Único (CadÚnico) até 20 de dezembro de 2017. Em Pedro Leopoldo, 290 idosos recebem o BPC, mas, até o momento, grande parte não compareceu ao CRAS. Caso essas pessoas não atualizem seus cadastros, elas perderão o benefício a partir de janeiro de 2018.
“Muitos podem estar despreocupados, pensando que não precisam procurar o CRAS porque confundem o BPC com a aposentadoria do LOAS ou a aposentadoria. Mas precisamos alertar que, caso o cadastro não seja feito, os idosos terão o benefício suspenso e isso poderá causar um impacto financeiro, já que estamos falando de famílias em situação de baixa renda”, explica o supervisor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Maycon Miguez. “A família pode ajudar esse idoso, verificando os documentos e, em caso de dúvida, entrando em contato com o CRAS”, completou.
O BPC é um benefício da Política de Assistência Social, individual, não vitalício e que garante o pagamento mensal de um salário mínimo à pessoa idosa, com 65 anos ou mais, que comprove não possuir meios para prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família. Por ser um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído com o INSS para ter direito ao BPC.
Caso o idoso esteja acamado ou tenha dificuldade de locomoção, um familiar pode fazer o cadastro. Para realizar a inscrição/atualização do cadastro, o beneficiário ou familiar deve comparecer ao CRAS Centro-Sul ou CRAS Norte com os documentos de todos os moradores da casa, principalmente o CPF. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira de 8h às 16h.
Serviço:

CRAS Norte: Rua Pergentino Souza Santos, 320, Teotônio Batista de Freitas
Telefone: 3660.8234

CRAS Centro-Sul: Rua Senador Melo Viana, 88, Centro
Telefone: 3662.5324