Prefeitura premia professores por projetos de melhorias na educação

Os melhores trabalhos apresentados no Seminário de Boas Práticas na Educação foram premiados em cerimônia no Lanagro, no último sábado, 23. A iniciativa faz parte do Projeto Repensar e visa, além da valorização dos professores, promover a disseminação de boas práticas desenvolvidas no ambiente de ensino e que contribuem para a melhoria da qualidade do ensino na cidade

O projeto Re[pensar] Novos Caminhos para a Educação, uma iniciativa da Prefeitura de Pedro Leopoldo em parceria com a FPL Educacional – Fundação Pedro Leopoldo, premiou, no último sábado, 23, no Auditório do Lanagro, os trabalhos que se destacaram no Seminário de Boas Práticas Educacionais, realizado no final de outubro.

O Seminário teve como objetivo reconhecer, divulgar e promover a disseminação de resultados de boas práticas desenvolvidas no ambiente de ensino e que contribuem para a melhoria da qualidade do processo de aprendizagem da instituição e seus alunos, além de valorizar os professores, reconhecer seus trabalhos e incentivá-los a compartilharem boas experiências.

Na cerimônia de premiação que aconteceu no Auditório do Lanagro, 12 dos 81 trabalhos inscritos foram premiados, divididos em quatro categorias: creche, pré-escola, ensino fundamental anos iniciais e ensino fundamental anos finais. Os vencedores receberam cheques de acordo com a classificação, nos valores de 3 mil, 2500 e 1500 reais. “É muito importante valorizar trabalhos como esses, que só trazem benefícios para a educação do município. Quando fazemos isso, valorizamos os nossos profissionais e colhemos, a curto prazo, frutos que trarão uma considerável melhoria no ensino das nossas escolas, que já são tão eficientes. Parabéns aos vencedores e a todos os participantes, que demonstraram que estamos no caminho certo por uma educação cada vez mais de qualidade em Pedro Leopoldo”, disse o Prefeito Cristiano Marião.

As premiações foram via QSE – Quota Salário Educação.

Projetos premiados

– “A escola não é de graça”

O projeto “A Escola não é de graça”, foi um dos primeiros lugares premiados na categoria Ensino Fundamental Anos Iniciais. Segundo a professora autora, Miriam Nassif, o seu projeto a ajudou muito em sala de aula. “Participar do Repensar e do Seminário de Boas Práticas foi uma oportunidade de mostrar um pouco do que acontece nas salas de aula da nossa cidade. Tem muita gente boa trabalhando nas escolas e fora delas também. Meus projetos tiveram início antes da proposta do Seminário. Inscrevi dois, mas o que foi classificado foi excepcional. Meus alunos são muito especiais. Fiquei muito feliz com a premiação e foi uma surpresa, pois, na sala em que eu estava no dia das apresentações haviam muitos trabalhos excelentes. Gratidão à escola, às minhas colegas e em especial à minha pedagoga, Régia Mara”, destacou a professora.

– “Eu, minha família e a comunidade escolar. Aqui todo mundo conta história”

Com a apresentação do tema “Eu, minha família e a comunidade escolar”, Maria Geralda Salves recebeu o primeiro lugar na etapa da Educação Infantil. Muito emocionada a professora disse estar extremamente honrada e dedicou o prêmio a todos os seus alunos. “Um dos objetivos do projeto é incentivar a leitura desde cedo nos pequenos. Além disso, estabelecer diariamente com pais, alunos e escola um relacionamento ativo. Pude perceber com o projeto que é possível formar, instruir, ensinar e ajudar as crianças a criarem um certo vínculo conosco, formadores, e com seus familiares, de forma prazerosa. Não esperava receber este prêmio e fiquei muito emocionada. Fazer parte deste projeto grandioso é um orgulho muito grande. Estar em primeiro lugar na etapa da educação infantil é uma alegria ainda maior, pois é uma categoria que tanto amo trabalhar e estou nela há mais de 10 anos”, disse Maria Geralda.

Estes foram dois dos 12 projetos premiados durante a solenidade no Lanagro.

A participação no Seminário foi aberta a toda rede municipal da Educação de Pedro Leopoldo e puderam participar os professores, pedagogos e monitores da rede pública de ensino que desenvolveram práticas educacionais inovadoras ao longo de 2019 em suas respectivas instituições de ensino.