Prefeitura de PL é pioneira em projeto educacional de eficiência energética

O projeto é uma cooperação técnica entre CEMIG e Prefeitura Municipal. Pedro Leopoldo é a primeira cidade a receber o programa da companhia energética do estado. A iniciativa traz grandes benefícios como a formação de consumidores conscientes e a redução dos acidentes com a energia elétrica

Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Pedro Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Educação, e a Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG, coloca o município de Pedro Leopoldo como pioneiro ao receber a estreia do projeto “CEMIG nas escolas”, entre os dias 28/11 e 02/12. O projeto visa orientar e capacitar professores e alunos da rede municipal sobre o uso eficiente da energia através da metodologia do Programa Nacional de Conservação da Energia Elétrica (Procel). Além disso, beneficia na formação de consumidores conscientes, redução dos acidentes, redução no valor da conta, melhoria no orçamento da residência e aumento do capital social da comunidade, tudo de forma interativa.

O lançamento do projeto aconteceu na Secretaria de Educação na tarde desta quarta-feira, 27, com a participação do Prefeito Cristiano Marião, da Secretária Denise Botelho e da representante da Cemig, Eveline Mendonça. “O CEMIG nas Escolas leva informação e conhecimento a alunos de escolas públicas, com o objetivo de formar e ampliar a consciência dos estudantes sobre a importância de práticas e hábitos de consumo eficiente de energia. A ideia é criar consumidores conscientes, reduzir os acidentes com energia elétrica e promover a redução do valor da conta de energia, melhorando assim o orçamento das famílias”, explicou o Prefeito Marião.

Segundo a Companhia a ideia apresentada para o projeto na cidade é a vinda de um caminhão itinerante completamente equipado com recursos tecnológicos que abrangem todos os quesitos de forma didática e lúdica.

Segundo o gerente de eficiência energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, o projeto nasce com o intuito de transformar a relação de alunos e comunidade com a energia, mostrando que é possível manter o conforto e eliminar, ao mesmo tempo, o desperdício desse recurso. “Queremos levar informações para o uso sustentável da energia e entendemos que experiências interativas e inovadoras reforçam esse conceito”, afirma.

O projeto atinge os alunos do ensino fundamental, médio e profissionalizante. “A proposta é bem interessante e inovadora. Os alunos podem aproveitar de uma maneira mais lúdica, saindo da rotina dos livros e cadernos, podendo aprender de variadas formas. Estamos ansiosos com a chegada do caminhão”, destacou Sheila Sena, diretora da Escola Municipal Carmem Barroso.

O caminhão ficará na Praça Francisco Cândico Xavier (Praça da Prefeitura), entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro, e fica disponível durante o horário comercial para o público que desejar participar.