Cresce o número de inscrições na “Escola de Campeões” com aproximação das férias

Estão chegando as férias escolares e com elas as dúvidas de muitos pais sobre como seus filhos irão aproveitar o período. Por que não usar esse tempo para incentivar a prática de atividade física, tornando o período das férias mais atrativo e saudável? Uma ótima opção são as escolinhas de esportes que adaptam o programa às diferentes faixas etárias e estimulam exercícios e a interação social, caso da ‘Escola de Campeões’ da Prefeitura de Pedro Leopoldo, o maior programa de esportes da cidade. O projeto foi implantado no município recentemente e têm trazido muitos benefícios para os participantes, com opções para todos as idades. São oferecidas aulas de Futsal, Basquete, Handebol, Vôlei, Capoeira, MMA, Atletismo, Skate e até Ginástica para a Terceira Idade, com instrutores capacitados em todas as atividades.
O programa, que funcionava até então em Vera Cruz, Ferreiras, Ceppel, Pista de Skate (Centro) e Santo Antônio da Barra, agora chegou também à Região Norte, atendendo em Lagoa de Santo Antônio. Atualmente são cerca de 300 participantes e a procura tem aumentado bastante em função da aproximação do período de férias. “Existem inúmeras vantagens da atividade física e a manutenção dessa prática é um hábito que deve ser sempre estimulado, inclusive nas férias. As férias são um momento oportuno para diminuir o sedentarismo e apresentar à criança e adolescentes os diversos tipos de atividades físicas existentes. E nesse projeto temos várias opções disponíveis, inclusive para os mais idosos, que também só têm a ganhar com a prática destas atividades”, disse Danny Lopes, Coordenador de Esportes de Pedro Leopoldo.
O Programa Escola de Campeões – Projeto Integração Social Esporte Ideal – visa o fomento da cultura esportiva para crianças, jovens, adultos e idosos. É uma iniciativa que tem como principal objetivo ocupar o tempo ocioso dos estudantes com atividades que contribuam para a formação de bons cidadãos.

Benefícios da prática esportiva
Exercitar-se faz bem para a mente e para o corpo. Fortalece os músculos, melhora a frequência dos batimentos cardíacos e a circulação sanguínea, reduz a ansiedade e a depressão, evita ou controla doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e osteoporos, entre outros tantos benefícios. Não é novidade que a prática de atividades físicas deve fazer parte da rotina de pessoas de todas as idades. No entanto, uma pesquisa apresentada em 2018 na Conferência e Exibição Nacional da American Academy of Pediatrics, em Orlando, revela um dado preocupante: mesmo os pequenos, que parecem ter uma disposição interminável, não estão cumprindo com a recomendação mínima de exercícios semanais.
Os pesquisadores analisaram o nível de atividade física de aproximadamente 8 mil crianças e adolescentes de 5 a 18 anos por um período de três anos. Os resultados revelam que 49,6% praticam, sim, atividades físicas, mas abaixo do recomendado, que é de 60 minutos por dia ou 420 minutos por semana. Apenas 5,2% disseram atingir as metas diárias de atividade física. 5% afirmaram não praticar nenhum tipo de exercício. “O exercício deve ser usado como um sinal vital de saúde”, disse Julie Young, assistente de pesquisa na Divisão de Medicina Esportiva Pediátrica do Hospital Infantil Nationwide. “, explicou.

Inscrições
As inscrições para o Programa Escola de Campeões podem ser feitas no Ceppel às terças e sextas-feiras, de 13 às 17 horas e também na sede do projeto, à Rua Comendador Antônio Alves, 792, Loja 03. Pessoas de qualquer idade podem se inscrever e cada faixa etária é destinada a uma modalidade.