Seminário de Boas Práticas Educacionais apresenta trabalhos desenvolvidos por profissionais da educação municipal

O seminário teve como objetivo compartilhar experiências significativas desenvolvidas nas instituições e vai premiar, em novembro, 12 dos 81 projetos inscritos

Na manhã do último sábado, 26, aconteceu, na Faculdade de Pedro Leopoldo, o Seminário de Boas Práticas Educacionais, iniciativa que faz parte do Projeto Repensar Novos Caminhos para a Educação. O objetivo é reconhecer, divulgar e promover a disseminação de resultados de boas práticas desenvolvidas no ambiente de ensino, que contribuam para a melhoria da qualidade do processo de aprendizagem da instituição. Além disto, é uma forma de valorizar os professores, reconhecendo seu trabalho e incentivando-os a compartilharem boas experiências.
Durante o Seminário, 81 trabalhos foram inscritos por profissionais da rede e foram distribuídos em 10 salas da faculdade para apresentação. O prefeito Cristiano Marião visitou os projetos e parabenizou os profissionais pelo trabalho desenvolvido: “É muito gratificante ver o empenho de cada um de vocês para melhoria do ensino em nossas escolas, muito engrandecedor. Agradeço a todos os professores por acreditarem e participarem do projeto e, assim, nos ajudarem a aperfeiçoar o sistema de ensino municipal”, destacou.
Trabalhos dos Centros Municipais de Atenção à Infância, os CEMAI´S, da Educação Infantil e Ensino Fundamental fizeram parte da grade de apresentações. “É na sala de aula que tudo acontece. Além de ver esses trabalhos sensacionais, nós que estamos envolvidos diariamente com a educação podemos ver de perto os avanços que estão acontecendo graças a muitos desses projetos pedagógicos”, disse a Secretária Municipal de Educação, Denise Botelho.
A participação foi aberta a toda rede municipal da educação. Puderam participar os professores, pedagogos e monitores da rede pública de ensino que desenvolveram práticas educacionais inovadoras ao longo de 2019 em suas respectivas instituições de ensino. “O projeto foi muito importante para todo grupo escolar, mediou pesquisa, empenho técnico dos professores, vivências diferenciadas aos alunos, pais e comunidade. Dos trabalhos que desenvolvi, o que apresentou um resultado além do esperado foi a ‘Pescaria Sustentável’, ao qual os alunos desenvolveram as ‘prendas’ com materiais recicláveis, recolhidos no próprio bairro. Foi um trabalho com duração de três meses, mobilizando e conscientizando toda a comunidade. Os alunos se sentiram valorizados com os objetos criados por eles mesmos”, destacou o Professor André Phillip Serra, da E. M. Izabel Gomes Teixeira, que inscreveu seis projetos para o Seminário.
André ainda destacou a relevância do Seminário também como influenciador de trabalhos coletivos. “O Seminário de Boas Práticas foi muito positivo. Os professores se empenharam ao máximo para apresentar os resultados obtidos com o projeto, trazendo a certeza de que tudo é possível quando há dedicação e amor ao que se propõe. Temos a certeza de que todos nós ganhamos”, acrescentou o Professor.
Em novembro, na conferência de encerramento do projeto, 12 trabalhos selecionados nas etapas Educação Infantil (Cemai e Escola), Ensino fundamental anos iniciais, anos finais e EJA (Educação de Jovens e Adultos), serão premiados.
O Projeto Re[pensar] Novos caminhos para a Educação é uma iniciativa da Prefeitura de Pedro Leopoldo em parceria com a FPL Educacional – Fundação Pedro Leopoldo.