Fazenda Jaguara

Na região que hoje pertence a Pedro Leopoldo, a antiga Fazenda Jaguara funcionou como posto fiscal até 1765. A partir da decadência da mineração e da consolidação da vocação agrícola do interior de Minas, a Jaguara passou à produção de alimentos de subsistência. Richard Burton, aventureiro inglês em viagem pelo interior do Brasil iniciada em agosto de 1867, visitou essa região, seguindo antigos caminhos traçados por índios e bandeirantes. Uma vez hospedado na Fazenda Jaguara, Burton seguiu para conhecer novas regiões. Segundo ele próprio conta, para chegar a Lagoa Santa, seguiu o caminho que passava pela Quinta do Sumidouro: “No fim de uma hora, atravessamos o limite meridional da Fazenda Jaguara e, a nove quilômetros da sede, avistamos o Sumidouro. Prosseguindo caminho, o que nos chamou atenção, em seguida, foi a Quinta do Sumidouro, arraial de uma só rua, com uma capela muito nova, dedicada a Nossa Senhora do Rosário”. E é nesse local que Pedro Leopoldo viria a se erguer.

Alguns anos depois, uma visita acidental do fazendeiro e produtor têxtil Antônio Alves Ferreira da Silva à região iria colocar Pedro Leopoldo na rota da indústria têxtil e impulsionar sua história econômica. Foi seguindo as rotas formadas a partir das investidas dos bandeirantes e dos sertanistas que Antônio Alves da Silva chegou à Cachoeira Grande. Em 1890, ao fazer uma visita a sua irmã na fazenda Quilombo, em Pindaíbas, o fazendeiro conheceu a Cachoeira Grande e viu ali um potencial hidráulico maior do que o da cachoeira dos Macacos, onde ele já tinha uma fábrica têxtil instalada. A partir de então, Antônio Alves dedicou-se a adquirir a fazenda da Cachoeira Grande ou fazenda das Três Moças, como também era conhecida.

Em 1893, após se reunir com os fazendeiros da região, ele inicia as obras e, em 1895, a nova fábrica é então inaugurada. Pedro Leopoldo se insere no contexto mineiro das indústrias de tecido: indústrias que nasceram do capital oriundo da agricultura e da pecuária. A fábrica original, toda em madeira, deu lugar à ampliação de suas instalações na década de 70.