Prefeitura inaugura nova sede da UBS Magalhães

Novas instalações são mais amplas e arejadas. A Unidade conta agora com Sala de Vacinação e consultório exclusivo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família

Na manhã desta quarta-feira, 9, a Prefeitura de Pedro Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou à comunidade as novas instalações da Unidade Básica de Saúde do Bairro Magalhães. Compareceram ao evento o Prefeito Cristiano Marião, o Secretário de Saúde, Fabrício Simões, representantes da sociedade civil, os vereadores Alex da Farmácia, Sargento Aziz, Fred Piau e o Presidente da Câmara, Paulinho da Farmácia, os Secretários Municipais de Cultura, Daniel Costa, de Segurança Pública, Coronel Alberto Luiz e de Educação, Denise Botelho e imprensa. A nova sede oferece mais espaço e conforto para servidores e usuários, com consultórios mais amplos, arejados e com melhor iluminação.

Além disto, a nova UBS possui uma sala de vacina com câmara para armazenamento para atendimento das demandas da região, principalmente em campanhas de imunização. “Na unidade antiga não havia sala de vacinação, então a comunidade tinha que se deslocar até o Posto do Estado para se vacinar”, destacou o Secretário de Saúde, Fabrício Simões. O local ainda é composto por um consultório exclusivo do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, sala para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente Comunitário de Endemais (ACE) e espaço para atividades em grupo com os pacientes. “Nosso objetivo é sempre melhorar o atendimento à população e também melhorar as condições de trabalho dos profissionais. Por isto investimos também em melhorias nas estruturas das unidades de saúde, uma vez que a UBS é o primeiro contato do paciente com o sistema público de saúde, acolhendo e atendendo com qualidade todos os usuários. A Saúde, a Educação e a Segurança são os pilares que esta gestão decidiu priorizar. Sabemos da importância das demais secretarias para compor a estrutura do município, mas estas são as prioridades para destinação dos recursos da nossa administração, sobretudo com a crise que enfrentamos, pois desta forma damos maior assistências às pessoas, à vida e ao futuro de nossos moradores”, disse o Prefeito Cristiano Marião.

A moradora do Bairro Magalhães, Laura Sena, representou a comunidade local e, em nome dos demais moradores, agradeceu ao Prefeito Marião pelo feito. “Muito importante esse momento para nós aqui do Magalhães, em que o nosso prefeito instala esta nova casa de atendimento para o nosso povo que tanto merece. Por isso agradecemos de coração ao Marião por mais esse grande avanço na saúde”, disse.

Quem também ficou feliz com a nova conquista foi a Sra. Maura Pereira, membro do Conselho Municipal de Saúde. “É um momento de muita alegria. Ficamos muito felizes quando acontecem os investimentos em saúde, porque saúde é vida. Que Deus abençoe esse espaço e todos que passarem por aqui”, declarou.

A nova UBS fica localizada à Rua Juca Belisário,182 e terá como Coordenadora da Unidade a Enfermeira Annelise Cunha de Almeida. “Estamos muito satisfeitos com a mudança para a nova unidade. Poderemos atender com mais qualidade, em um ambiente amplo e confortável para os pacientes e para nós, funcionários”, reforçou a enfermeira.

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Pedro Leopoldo, Dr. Thiago Becker, também elogiou as novas instalações e enalteceu sua importância. “Essa inauguração é um importante passo para a melhoria da assistência à saúde da população. Na nova sede, esperamos que os usuários tenham um acolhimento adequado e que os profissionais possam atender cada vez melhor”, reforçou.

A UBS terá como Coordenadora de ESF, Cintia Natália Martins Barbosa e como médica responsável pela unidade, a Dra. Rachel Gonçalves Guimarães.