Prefeitura inaugura nova sede da Biblioteca Municipal na próxima terça-feira, dia 6

A nova sede da Biblioteca Municipal Dona Sinhazinha Caldas está mais confortável, moderna, lúdica e muito mais atraente para o público. Acervo da cidade estará reunido no local

Na próxima terça-feira, 6 de agosto, será inaugurada a nova sede da Biblioteca Municipal de Pedro Leopoldo, a Biblioteca Dona Sinhazinha Caldas. O novo espaço, maior e mais confortável, fica no Complexo da Praça da Estação, na Secretaria Municipal de Educação, Rua Anélio Caldas, 33 – Centro. A casa é tombada pelo patrimônio histórico, mas conta com rampas para acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida e é bem mais arejada que a antiga sede. Ao longo da semana a Secretaria Municipal de Educação realizará uma vasta programação com a participação das Escolas.

Todo o acervo que antes ficava no prédio da Estação estará unificado na nova sede e é composto por obras de literatura infanto-juvenil, livros escolares, contos, cultura popular, dentre outros. Mais de cinco mil livros estarão à disposição de toda a população que contará ainda com o auxílio de um bibliotecário contratado via processo seletivo. Além da inauguração da Biblioteca, será realizada a entrega da revitalização do Espaço Multiuso que recebeu diversas melhorias para o uso do grupo da terceira idade Anos Dourados.

O novo endereço já foi cadastrado no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de Minas Gerais e estará aberto à população de segunda à sexta-feira, de 9h às 17h.

O projeto

Segundo a Secretaria de Educação, foram meses de muito trabalho e dedicação para disponibilizar para os pedroleopoldenses um espaço mais atraente e aconchegante para os amantes da leitura. O novo projeto foi apresentado pelo Prefeito Cristiano Marião no mês de abril, em reunião aberta à população e recebeu elogios da grande maioria dos participantes. Para receber o público infantil, a biblioteca conta ainda com um ambiente temático que foi especialmente montado para receber crianças que, desta forma, terão a oportunidade de participar de atividades de leitura e contação de histórias.

Além do diversificado acervo, a biblioteca também disponibilizará ao público três computadores que podem ser usados para acesso à internet, realização de pesquisas e trabalhos escolares. Para empréstimos de livros, a direção informa que é preciso ter um cadastro que pode ser feito no local mediante apresentação do RG e comprovante de endereço.

Os usuários poderão também usufruir das áreas externas com coretos e jardins para a leitura. Uma grande novidade será a sala de artes “Arte na Garagem” onde serão realizadas oficinas de arte e artesanatos, contação de histórias, amostra de filmes e muitas outras atividades. De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Denise Botelho, a nova sede da Biblioteca foi elaborada pensando no público que irá utilizá-la, desde as crianças da pré-escola, público jovem e adultos. “Realizamos a reforma da casa sem alterar as características históricas do imóvel. O piso foi reforçado, trocamos o forro do teto onde tinham infiltrações e as paredes ganharam nova pintura e adesivos decorativos. Para deixar o ambiente mais moderno e funcional, melhoramos a rede elétrica e instalamos computadores. O objetivo é resgatar o hábito de leitura nos cidadãos, proporcionando um lugar agradável e confortável para quem frequenta”, analisou.

A solenidade de entrega terá uma vasta programação incluindo diversas homenagens, atrações e atividades relacionadas à leitura. Para o prefeito Cristiano Marião a transferência para a casa que hoje sedia a Secretaria Municipal de Educação objetivou não só a melhoria e a curadoria do acervo, mas também criou um ambiente que fomenta a leitura e a cultura. “É uma realização que trará bons frutos e que tenho certeza que a maioria da população que for ao local sem posicionamento político irá ver que o projeto ficou excelente e melhor para atrair os adeptos à leitura e ao conhecimento”, afirmou.