Guarda Municipal e Defesa Civil de Pedro Leopoldo alertam para o risco do uso de cerol e linha chilena

Com o período das férias escolares, aumenta o número de crianças, adolescentes e até adultos soltando pipas na cidade. Uma brincadeira bem saudável e prazerosa, porém, que exige cuidados, considerando o hábito criminoso de alguns fazerem uso de materiais cortantes durante a prática lúdica. Com objetivo de prevenir acidentes com a utilização de cerol e linha chilena, a Defesa Civil de Pedro Leopoldo, juntamente com a Guarda Civil Municipal, alerta pais e crianças, além de intensificar a fiscalização e também o trabalho de conscientização sobre os riscos provocados. “Nosso objetivo é conscientizar sobre os riscos causados pelo uso de cerol e linhas cortantes. O nosso trabalho não é proibir a brincadeira, mas prevenir acidentes”, disse o Sargento Nobre, coordenador da Defesa Civil de Pedro Leopoldo.

Amparados pela Lei 3.393/2017 que proíbe empinar pipas e similares utilizando qualquer material cortante, a Defesa Civil e a Guardas Municipal já realizam ações preventivas e ostensivas para retirar das ruas materiais que colocam em risco à vida de crianças e adolescentes e, sobretudo, de motociclistas que são as vítimas mais frequentes neste tipo de acidente. “Felizmente, não temos registros de acidentes graves envolvendo este tipo de acidente em Pedro Leopoldo. Mas nunca é demais alertar, conscientizar e punir quem faz a prática desses materiais que são proibidos”, reforçou o Coordenador da Defesa Civil.

Além de alertar para os riscos quando são usados materiais cortantes ao empinar pipas, o coordenador da Defesa Civil também lembrou que outros acidentes podem ser evitados utilizando os espaços corretos para soltar pipa. “É preciso ter cuidado ao soltar pipa em centros urbanos. Às vezes, as crianças saem correndo para pegar uma pipa e podem ser atropeladas. Também é preciso evitar lugares com postes de energia, que também podem causar acidentes”, lembrou Sargento Nobre.

Cerol e Linha Chilena

O cerol é fabricado a partir de uma mistura de cola com pó de vidro que é altamente nocivo para a saúde. Já a linha chilena tem como componentes pó de alumínio e quartzo moído, seu poder de corte é muito superior em relação ao cerol, fator que chamou a atenção e se espalhou rapidamente entre as pessoas quem têm o hábito de soltar pipas. A linha chilena pode causar lesões graves, até mesmo levar à morte quando atingem o pescoço de uma pessoa, um grande perigo principalmente para motociclistas. E apesar de sua comercialização e a do cerol serem proibidas, os dois podem ser encontrados facilmente em sites de vendas na internet ou até mesmo em comércios de alguns bairros. Por isso, é imprescindível fazer a denúncia de quem vende esses produtos para a polícia.

Sanções

As sanções do Código Penal aplicadas para a pessoa que é flagrada usando cerol ou linha chilena são o parágrafo 6 do Artigo 129, que é lesão corporal culposa com pena de detenção de dois meses a um ano, e o artigo 132 que é a exposição ao perigo da saúde do outro com pena de detenção de três meses a um ano, se o fato não constitui crime mais grave.

E, para os comerciantes, de acordo com o Artigo 278, quem fabrica, vende, expõe à venda, ou mantém em depósito produtos nocivos à saúde tem como pena a detenção, de um a três anos, e multa.

O telefone da Defesa Civil de Pedro Leopoldo é o 199 e o do Guarda Civil Municipal o 153.

Apreensão

Na terça-feira, 9, na Praça José Elias da Costa, no Bairro São José, durante abordagem de rotina, foram localizados com dois indivíduos um recipiente contendo pó de vidro (utilizado para fabricação do cerol), uma lata contendo cerca de 300 metros de linha chilena, carretel e três pipas que estavam ligadas à referida linha chilena. As devidas providências foram tomadas.