Congresso Espírita recebe elogio de milhares de turistas que estiveram na cidade

No último final de semana Pedro Leopoldo foi palco de muita espiritualidade, fé e de um considerável turismo religioso. Milhares de turistas e moradores de PL e região participaram do III Congresso Espírita, evento realizado pelo Centro Espírita Luiz Gonzaga com apoio da Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo. A abertura aconteceu na sexta-feira, 5, na Praça da Estação, onde um grande público pôde assistir as belas apresentações musicais do Coral Infanto-Juvenil do Centro Espírita Luiza Gonzaga, da Soprano Andrea Bien e do Tenor Evandro Oliva, além de curtir a Feira de Artesanatos e Comidas Típicas da cidade.  O evento foi oficialmente inaugurado pela presidente do Centro Espírita Luiz Gonzaga, Célia Diniz, o Senador da República pelo Estado do Ceará, Luiz Eduardo Girão, o Prefeito de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião e o presidente da Câmara Municipal, Paulo de Freitas, o Paulinho da Farmácia. “Este é um evento que já tem repercussão no Brasil inteiro e eu fiquei muito honrado com o convite dos organizadores para participar do Congresso na terra natal do Chico Xavier, terra que ele escolheu pra nascer. Me sinto muito bem toda vez que venho à Pedro Leopoldo e esse Congresso me oportuniza estar aqui, onde sou sempre muito bem recebido pela população, pelas caravanas do país inteiro e de fora do pais que participam. Parabéns à organização , à prefeitura por apoiar esse evento que leva a cultura da paz, tolerância, amor, esperança e conforto. Foi tudo maravilhoso. Muito obrigado e que venha o próximo congresso e outros eventos nesta terra abençoada”, discursou o Senador da República, Luiz Girão.

No mesmo dia, um pouco mais cedo, os turistas foram recepcionados pelo Gerente de Turismo de Pedro Leopoldo, André Jordani, que coordenou uma visita monitorada aos Caminhos de Luz – Chico Xavier, com distribuição de mapas e informações turísticas sobre a cidade. O roteiro incluiu passagem por locais onde o pedroleopoldense Chico Xavier fez história durante os 49 anos em que viveu no município. Entre os pontos visitados estão os Centros Espíritas Luiz Gonzaga e Meimei, fundados pelo médium, Casa de Chico Xavier, Fazenda Modelo, Escola Estadual São José, Praça Francisco Xavier e Açude do Capão.

No sábado e domingo, 6 e 7 de julho, diversos palestrantes de renome no cenário espírita nacional e internacional realizaram enriquecedoras palestras sobre a doutrina e sobre o legado deixado por Chico Xavier. Destaque para a presença de Divaldo Franco, um dos maiores médiuns e oradores espíritas da atualidade. Uma Feirinha Especial de Artesanatos e Comidas Típicas brindou os turistas também na noite de sábado, dia 6. “É com um carinho muito grande que apoiamos este evento e que recebemos estes visitantes. Nos enche de orgulho ouvir tantos elogios de pessoas que vêm conhecer a história de Chico e por consequência conhecem a história de nossa cidade. Muito orgulho também ver como os moradores de Pedro Leopoldo são acolhedores e têm um grande carisma para receber os visitantes. Este Congresso já se tornou tradição no Município e esperamos que todos retornem aqui”, disse o Prefeito Cristiano Marião.

Os organizadores já preparam a quarta edição deste evento que, com o apoio da Prefeitura, fomenta ainda mais o turismo em Pedro Leopoldo. “Mais uma vez o Congresso foi um enorme sucesso. E isso se deve a um trabalho conjunto em que destaco a participação efetiva dos voluntários do Centro Luiz Gonzaga, dos músicos e oradores espíritas que conosco estiveram, dos mentores espirituais da nossa causa, do apoio logístico da Prefeitura Municipal via Guarda, TransPL e demais órgãos envolvidos em fazer o evento acontecer de forma ordeira e pacífica, da rede hoteleira da região, colaboradores, patrocinadores, e os moradores da cidade, que recepcionaram com tanto carinho os turistas que por aqui estiveram. Enfim, o trabalho coletivo, na divulgação do bem, teve, como não poderia ser diferente, resultados muito positivos, em que atingimos todos os objetivos propostos dentro do Congresso. Já estamos pensando no próximo e já é possível adiantar que o Divaldo Pereira, mais uma vez, estará conosco”, destacou a Presidente do Centro Espírita Luiz Gonzaga e organizadora do evento, Célia Diniz.