Secretaria de Saúde de PL promove diversas melhorias e economia no Hospital Municipal

Entre as muitas intervenções para melhorar ainda mais a capacidade e o atendimento na unidade de saúde, um, em especial, a instalação do tanque de oxigênio no Hospital, irá gerar uma economia de 50% para o Município

No último dia 26, aconteceu mais uma etapa do projeto ‘Circuito de Visitas da Saúde’ com os vereadores. Na oportunidade, o Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Simões, apresentou aos parlamentares Geraldo da Cruz (Louro), Fred Piau e Sargento Aziz as diversas melhorias realizadas pela atual gestão nas instalações do Hospital Municipal Francisco Gonçalves.

Os vereadores constataram in loco as realizações, entre elas, nova pintura interna e externa da unidade, novos equipamentos adquiridos, instalações das barras de acessibilidade e segurança nos banheiros para que os usuários tenham mais autonomia e independência, troca de piso na enfermaria e o novo almoxarifado. Outra melhoria considerável foi a instalação do tanque de oxigênio na unidade de saúde, que irá gerar uma economia de mais de 50% para o Município. “São muitas melhorias onde destaco a aquisição do tanque de oxigênio, uma novidade que irá reduzir em 50% o custo do metro cúbico do oxigênio. Antes o procedimento era realizado com balas pequenas que traziam um maior risco de desabastecimento aos pacientes do Hospital. Com o novo tanque e sua maior capacidade de armazenamento esse risco praticamente inexiste. Sem falar a recente ampliação de profissionais de atendimento médico. Aos poucos vamos conseguindo grandes conquistas para que o Hospital Municipal possa melhorar ainda mais sua capacidade de atendimento”, disse o Secretário de Saúde de Pedro Leopoldo, Fabrício Simões.

Ainda pensando em aliar qualidade para os usuários e economia para os cofres públicos, alguns dos materiais que estavam sem uso foram aproveitados, como, por exemplo, pisos, portas e janelas.  “Desde a inauguração deste Hospital, confesso que nunca vi uma manutenção tão bem feita, no espaço todo, de forma tão organizada. Estas inovações e melhorias no Hospital fazem parte de um trabalho diferenciado desenvolvido pela Secretaria de Saúde desta administração”, destacou Fred Piau.  “Eu que vim aqui neste Hospital e PA no passado, estou me sentindo muito maravilhado com tudo que está acontecendo aqui. Muito mesmo”, reforçou o Sargento Aziz.

No planejamento da Secretaria de Saúde de Pedro Leopoldo da atual administração estão outras melhorias que incluem aquisição de equipamentos e outras benfeitorias. “Investir em saúde sempre foi o foco desta gestão e iremos continuar ampliando e melhorando sempre os serviços prestados em Pedro Leopoldo”, concluiu Simões.

Mais investimentos

Ainda como parte dos investimentos da Prefeitura Municipal nos equipamentos de saúde de Pedro Leopoldo, na última semana, ao lado do Prefeito Cristiano Marião, o Secretário de Saúde Fabrício Simões entregou diversos equipamentos para a Vigilância em Saúde. Ao todo foram 27 novos computadores, 01 veículo utilitário para atender o Centro Municipal de Imunização, 08 câmaras frias de conservação de vacina, 65 caixas térmicas de vacina e materiais de campo e EPIs para os Agentes de Endemias. “Gostaria de agradecer a confiança e o apoio do prefeito Marião e do secretário Fabrício na esfera de governabilidade para atuação, adequação e efetivação dos processos de trabalho, dada a importância da atuação da vigilância em saúde na esfera de saúde pública no contexto de eliminação da propagação das doenças. Sem equipamentos e materiais apropriados não conseguimos ofertar um trabalho de qualidade para população. Mais do que nunca, para que o serviço seja bem executado, nossos profissionais precisam dispor de materiais e insumos necessários”, destacou Michelli Moreno, Chefe de Divisão de Vigilância em Saúde. A Vigilância em Saúde é uma área estratégica e de grande importância na promoção da saúde e na prevenção aos agravos e tem atuação fundamental na estrutura do Sistema Único de Saúde.