Prefeitura aumenta convênio com a Ascapel

Valor repassado à Associação de Catadores de Pedro Leopoldo era de 10 mil reais desde 2015. Com o novo convênio, Ascapel passa a receber mais de 40 mil reais anuais do governo municipal, que deverão ser empregados na coleta seletiva de toda a cidade e em projetos de educação ambiental

A Prefeitura de Pedro Leopoldo aumentou o convênio com a Ascapel – Associação de Catadores de Pedro Leopoldo, passando o valor do repasse de 10 mil reais desde 2015, para mais de 40 mil reais a partir deste mês. O Termo de Fomento 002/2019 foi assinado na tarde desta terça-feira, 11, pelo Prefeito Marião, o Secretário de Meio Ambiente de Pedro Leopoldo, João Luiz Issa, a Presidente e a vice-presidente da Ascapel, Luciene Pereira e Marilene Oliveira, respectivamente. De acordo com o Prefeito Marião, este incentivo financeiro tem como objetivo desenvolver condições dignas e sustentáveis para os associados da Ascapel, minimizando custos e agregando valor à produção, de forma a promover melhorias na qualidade de vida dos catadores e da população em geral. “Com a parceria da Prefeitura a Associação desenvolve um importantíssimo trabalho na cidade, prestando serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, atendendo mais de 90% dos bairros do município. Esperamos ampliar esta capacidade e melhorar ainda mais este atendimento, minimizar os impactos ambientais adversos, contribuindo para evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, além de possibilitar geração de renda para os catadores associados e economia aos cofres públicos. É um investimento no meio ambiente e em saúde pública, que traz retornos imprescindíveis para a qualidade de vida dos moradores da cidade”, disse o Prefeito.

O aumento no repasse e a consequente melhoria no desempenho do trabalho de reciclagem em Pedro Leopoldo têm como foco também a educação ambiental dos moradores da cidade. O período de execução do contrato é de 17/06/2019 a 16/06/2020 e o valor total do termo é de R$ 40.848,50 (Quarenta mil, oitocentos e quarenta e oito reais e cinquenta centavos), que será transferido à Ascapel em quatro parcelas, repassadas em junho, setembro e dezembro de 2019 e em fevereiro de 2020.

Além do repasse estabelecido no convênio, a Prefeitura disponibiliza para a Ascapel, via Secretaria de Obras, dois caminhões e respectivos motoristas, além dos insumos necessários para manutenção do trabalho de coleta seletiva em Pedro Leopoldo.

Coleta Seletiva

Para a Presidente da Ascapel, Luciene Pereira, a valorização do Prefeito Cristiano Marião vem em ótima hora. “Queremos agradecer o prefeito Marião porque este reconhecimento vai melhorar 100% o nosso trabalho. É muito importante esta parceria. Sempre que precisamos a prefeitura nos ajuda. Só tenho a agradecer em nome de todos os membros da Associação”, disse.

A Ascapel é uma associação civil sem fins lucrativos, constituída em 14 de outubro de 2005, cuja finalidade é apoiar e defender os interesses dos catadores de material reciclável. É a entidade responsável pela realização do serviço de coleta seletiva no município de Pedro Leopoldo nos últimos anos e atualmente conta com 14 associados.