Entrega de aparelhos auditivos em PL supera cotas estabelecidas pelo Governo do Estado

A Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove o Programa de Saúde Auditiva que, por meio de critérios estabelecidos pela Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência, encaminha os pacientes para a junta reguladora para agendamento e aquisição do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI). “O aparelho auditivo, também chamado de prótese auditiva acústica, é um pequeno dispositivo que é colocado diretamente no ouvido para ampliar o volume dos sons, facilitando a audição de pessoas que tiveram perda desta função, independentemente da idade”, explicou Andreza Vieira, fonoaudióloga do Município.

Para receber o aparelho, é necessário que o solicitante tenha uma prescrição médica indicando a necessidade do uso. Após uma avaliação técnica, a colocação e a regulagem são realizadas por um fonoaudiólogo.  “O programa não inclui somente o aparelho, mas também um cuidado após a sua colocação”, ressaltou Andreza.

Em Pedro Leopoldo, dos nove pacientes que cumpriram o critério para a entrada no Programa de Saúde Auditiva, sete já estão usando o AASI. A média de usuários do município de Pedro Leopoldo que receberam o aparelho foi de três pacientes/mês desde que este serviço foi iniciado. “Este dado supera as cotas estabelecidas pelo governo estadual para o município, que são de dois pacientes/mês”, lembrou Fabrício Simões, Secretário Municipal de Saúde.

O aumento do alcance foi graças à otimização das cotas por meio da seleção adequada dos pacientes que cumpriram o critério para a entrada no programa, além do envio oportuno da documentação até a junta reguladora em Vespasiano.

Benefício em uso

Entre as pessoas que receberam o aparelho está Ane Luiza Lythg Mota, de cinco anos de idade, que desde o nascimento apresentava perda auditiva. O Programa lhe proporcionou a aquisição do aparelho em apenas dois meses. O processo teve início em 26/02 e em 23/04 Ane já estava usando o aparelho e fazendo seu acompanhamento com a fonoaudiologia. “É uma sensação de gratidão. A Anne escutar o que a gente fala é um sensação maravilhosa. Agradeço demais a Andreza Vieira e todos os envolvidos no processo”, disse Grazielle Lytha Viegas da Silva, mãe da criança.

A atuação do fonoaudiólogo descentralizada em Pedro Leopoldo criou um fluxo de acolhimento, registro e acompanhamento dos usuários que necessitam de AASI, o que adequou a fila de espera e o cuidado com aqueles usuários que não alcançaram ainda o critério par receber o aparelho.