Pacientes em hemodiálise contam com mais um veículo de transporte para tratamento em BH

A partir de agora os pacientes de Pedro Leopoldo em tratamento de hemodiálise em Belo Horizonte contam com mais um veículo para realização do transporte sanitário eletivo para a capital. Com mais este benefício, os usuários que necessitam de transporte para o terceiro turno (16:30h – 20:30h), às segundas, quartas e sextas-feiras, também podem solicitar o transporte junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS/PL). “Com isso conseguimos incluir mais uma faixa de horário que vai possibilitar que mais pessoas possam utilizar o transporte pra obter esse tipo de tratamento em BH. Com a ampliação, pessoas antes descobertas, agora podem utilizar o serviço da prefeitura e não terão mais que custear passagens”, disso o Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Simões.

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da SMS/PL, transportou de janeiro a abril de 2019 aproximadamente três mil passageiros, ou seja, mais de 720 usuários por mês com destino à Belo Horizonte. Com a avaliação dos quantitativos de pacientes atendidos mensalmente e a procura por tratamentos especializados em outros municípios, a Secretaria ampliou o número de vagas para melhor atender seus usuários.

Como conseguir o transporte

Para ter acesso ao transporte é necessário estar em tratamento de hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e fazer o cadastro na Secretaria Municipal de Saúde observando a disponibilidade de vagas. O Transporte Sanitário Eletivo é utilizado em situações previsíveis de saúde, agendados e regulados pela Secretaria de Saúde, ou seja, aqueles que não caracterizam urgência.