Alunos da UFMG irão realizar diagnóstico turístico de Pedro Leopoldo

Trabalho de pesquisa dos alunos de turismo da Universidade Federal de Minas Gerais será feito em parceria do Circuito das Grutas com a Gerência de Turismo do município

Alunos do 4º período do Curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) visitaram Pedro Leopoldo esta semana com o objetivo de elaborar um diagnóstico turístico do Município. O roteiro de atividades na cidade inclui visitas aos atrativos turísticos e diálogo com comerciantes e população local. As ações em Pedro Leopoldo envolvem a realização de dinâmicas com uma abordagem metodológica chamada Grupo Focal, que foram desenvolvidas em dois momentos, ambos no dia 13, segunda-feira: uma reunião no auditório da Prefeitura com a participação de gestores municipais e uma oficina lúdica no auditório do Hotel Tupyguá.

A dinâmica realizada no Hotel envolveu empreendedores, pessoas que atuam na área do turismo na região e representantes da comunidade, com o objetivo de compreender algumas dimensões relacionadas ao turismo na visão destes grupos. “A partir de dimensões culturais, sociais e políticas, criadas via interação direta com o objeto, os alunos irão elaborar um esboço de um Plano de Marketing Turístico dos municípios visitados. Os estudantes irão conversar com o poder público e interagir com a sociedade para conhecer a cidade e criar um diagnóstico de Pedro Leopoldo, que poderá ser utilizado para fins de planejamento turístico. Esperamos com isso, contribuir com os municípios que farão parte deste projeto”, disse a Professora e Orientadora do Projeto, Ana Paula Guimarães.

Além de Pedro Leopoldo, Confins e Capim Branco também estão sendo visitadas por alunos do 4º ao 6º períodos do curso de Turismo da UFMG, nos dias 13, 14 e 22 de maio. A troca de informações entre alunos e municípios irá culminar com a apresentação do trabalho final que será exposto em sala de aula no próximo mês. “Esta parceria com o setor acadêmico na elaboração de um diagnóstico turístico é de grande relevância para o município que está construindo de forma participativa o seu Plano Municipal de Turismo. Uma etapa já foi feita com a elaboração de uma Matriz diagnóstica para o turismo, baseada no levantamento das Forças, Oportunidades, Fortalezas e Ameaças (FOFA), com a participação do Conselho Municipal de Turismo. Agora, com a parceria com a UFMG, iremos cruzar dados e definir as premissas que irão definir as ações de turismo a serem realizadas no município nos próximos anos”, destacou o Gerente de Turismo de Pedro Leopoldo, André Jordani.