Centro Municipal de Imunização (antigo Posto do Estado) é entregue à população

Equipamento de saúde com capacidade para 1.500 doses ao mês, já se prepara para a campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza

O antigo Posto do Estado, localizado no bairro São José, foi revitalizado e entregue à população na última quinta-feira, 04, pelo Prefeito Municipal de Pedro Leopoldo, Cristiano Marião e o Secretário de Saúde Fabrício Simões.

O equipamento, que conta com 2 salas para administração de vacinas, almoxarifado, recepção, arquivo e 1 sala para o armazenamento das vacinas do município, será o maior centro de vacinação da região com capacidade média para 1.500 doses de vacinas ao mês.

De acordo o prefeito Cristiano Marião, a implantação do Centro, que conta com Rede de Frio de durabilidade de 48 horas caso haja picos de energia elétrica, vai proporcionar mais qualidade e conforto para pacientes e profissionais.”As melhorias asseguram que as vacinas disponibilizados no serviço de vacinação sejam mantidos em condições adequadas de transporte, armazenamento e distribuição, permitindo que eles permaneçam com suas características iniciais até o momento da sua administração. Ao investir na saúde proporcionamos mais qualidade de vida para as pessoas e ao vacinar a população, diminuímos a incidência de doenças.” disse.

Ainda de acordo com Simões, as vacinas são as disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunização para toda a população de crianças a idosos. “Administração de vacinas, teste do pezinho, exame de PPD,
acompanhamento das crianças com doenças genéticas diagnosticadas pelo teste do pezinho, atendimento antirrábico humano com administração de vacina, são os serviços que serão disponibilizados no Centro e nas demais salas de vacinas, porém o Centro possui ainda serviços exclusivos como atendimento antirrábico humano, gerenciamento das ações do NUPAD no município, coordenação das campanhas nacionais de vacinação e a Rede de Frio Municipal”, explicou.

A obra, que contou com 100% dos recursos do Ministério da saúde, teve o custo de R$ 103 mil. O Centro está localizado na Rua

CAMPANHA NACIONAL CONTRA A INFLUENZA 2019

De 10 de abril e 31 de maio, acontece em todo o Brasil, a campanha Nacional contra a Influenza. Devem se vacinar pessoas a partir de 60 anos; Crianças de 6 meses a menores de 6 anos ( 5 anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes; Puéperas (até 45 dias após o parto); Trabalhadores da Saúde; Professores de escolas públicas e privadas; Povos indígenas; Portadores de doenças crônicas não transmissíveis; População privada de liberdade e Funcionários do sistema prisional.

O que é: Infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Em geral, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave.

O Ministério da Saúde alerta que algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é considerada a intervenção mais importante na redução do impacto da doença.