Biblioteca Municipal será ampliada e permanecerá no Complexo da Estação

Prefeito Cristiano Marião apresentou novo projeto da biblioteca Dona Sinhazinha Caldas, que após pequenas intervenções no imóvel, será entregue à comunidade

Após intensas discussões em torno do futuro da biblioteca municipal Dona Sinhazinha Caldas e do Centro Cultural Dona Lígia Belisário, na última sexta-feira, 22, o prefeito municipal Cristiano Marião, apresentou um novo projeto durante reunião aberta na secretaria municipal de educação, onde estavam presentes vereadores, secretários, representantes da comunidade, do Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural, familiares da Dona Sinhazinha Caldas, Movimentos Populares Diversidade e S.O.S Biblioteca e familiares de Dona Ligia Belisário, Sra. Patrícia Belisário.

De acordo com projeto, todo o acervo que foi retirado do prédio da Estação, que passará por reformas a partir das próximas semanas, será novamente reunido e a biblioteca será mantida no conjunto arquitetônico da Praça da Estação, porém no imóvel da Secretaria Municipal de Educação, mais amplo, arejado e com rampas para acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida.

Na quarta-feira, 27, o prefeito Cristiano Marião, juntamente ao Secretário Municipal de Obras, Gustavo Viana, se reuniram com a secretária de educação, Denise Botelho, para definir o cronograma de entrega da nova biblioteca. De acordo com Gustavo, os reparos serão pequenos “Vamos realizar reparos no telhado da casa para impedir infiltrações e no piso. Também serão realizados os serviços de pintura,  instalações de rede elétrica e cabeamento de rede. Além de obras de marcenaria para a instalação das prateleiras e bancadas para os computadores que darão acesso dos usuários à internet. A entrega não irá demorar”, disse.

Além de reparos na nova sede da Biblioteca, a Secretaria de Educação, Denise Botelho, informou que já está em andamento o cadastro da nova estrutura no Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais (SEBPM) “Já estamos providenciando a documentação necessária, além da catalogação de todo o acervo que será unificado. Com o cadastro, passaremos a receber os benefícios oferecidos pelo Governo do Estado, como a capacitação dos funcionários, doação de acervo, assessorias técnicas relativas ao funcionamento e organização dos livros. Nas próximas semanas já poderemos entregar o novo espaço da Biblioteca Municipal Sinhazinha Caldas para a comunidade, mais ampla e moderna”, informou.

O PROJETO:

No projeto, quatro salas serão ocupadas pela Biblioteca e além de todo o acervo literário municipal, terá o espaço da criança, sala de estudos com computadores e acesso à internet, além de áreas externas com coretos e jardins para leitura. Ao apresentar o novo projeto cultural e turístico, o prefeito Cristiano Marião anunciou ainda a implantação do acervo Geraldo Leão e do Centro de Apoio ao Turista no Centro Cultural Dona Lígia Belisário. “A transferência para a casa que hoje sedia a Secretaria Municipal de Educação objetiva não só a melhoria e a curadoria do acervo, mas também criar ambiente que proporcione o fomento à leitura e à cultura”, defendeu.  Durante a reunião do dia 22, dúvidas foram esclarecidas e os presentes visitaram as salas da casa histórica.