Secretaria do Meio Ambiente estuda implantação de horto florestal em Pedro Leopoldo

O objetivo é a melhoria da arborização urbana e a realização de atividades de educação ambiental

Com base no dever municipal – garantido pela Constituição Federal – de criar, proteger e preservar as áreas verdes do território –, a Prefeitura de Pedro Leopoldo iniciou uma importante ação dentro desse objetivo. Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Executivo irá criar o horto municipal, para receber mudas provenientes de compensação ambiental para o reflorestamento de áreas degradadas e arborização da cidade.

A articulação para a execução do projeto do horto florestal já começou.
Na última sexta-feira (22), o secretário municipal do meio ambiente, João Luiz Issa e funcionários da pasta, realizaram visita técnica na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Contagem, município da região metropolitana, com o objetivo de conhecer as políticas públicas de educação ambiental e o funcionamento do horto florestal da cidade, que abriga cerca de 30 mil mudas de espécies arbóreas.

Para a implantação do horto, de acordo com João Luiz, a equipe já está realizando um plano de gestão e reconhecimento da área onde será instalado “Já estamos verificando a legislação ambiental do município, bem como realizando o levantamento das características e condições do terreno onde abrigará as mudas. A princípio, o horto apenas receberá as mudas advindas de compensação ambiental, que são àquelas que solicitamos quando há alguma supressão, para melhorar a arborização da cidade e garantir o desenvolvimento sustentável. No local também será possível promover atividades de educação ambiental, envolvendo as escolas e a comunidade em geral em atividades sustentáveis. O plano é criar condições para que, futuramente, o município realize germinação de sementes de espécies frutíferas e de jardinagem”, disse.

Em anos anteriores, Pedro Leopoldo contava com o horto da empresa Holcim, que era conveniado com a Prefeitura Municipal. Porém as atividades foram encerradas há aproximadamente 3 anos.

Os custos para a implantação do horto estão sendo levantados e o terreno onde se estuda a implantação está localizado em uma área subutilizada da Secretaria Municipal de Educação,contemplando cerca de 400 m2.