Referências na área paleontológica e arqueológica discutem implantação de Centro de Memória em Pedro Leopoldo

O Secretário Municipal de Cultura, Daniel Costa, e parte da equipe da Secretaria estiveram reunidos na manhã da última sexta-feira (15) com o Paleontólogo espanhol Cástor Cartelle, o Arqueólogo francês André Prous, e a Arqueóloga Diretora do Centro de Arqueologia Annette Laming Emperaire, Rosângela Albano. Eles estiveram em Pedro Leopoldo para discutir a implantação de um Centro de Memória em Pedro Leopoldo.

Cartelle e Prous deram várias ideias para serem implementadas de forma a valorizar as grandes descobertas paleontológicas e arqueológicas que remetem aos primeiros registros da presença humana nas Américas e à megafauna brasileira. Uma delas é a integração dos municípios da região para o fortalecimento do turismo local. Os dois colocaram ainda a importância da retomada do projeto original da Rota Lund, que engloba cidades onde o Naturalista dinamarquês Peter Lund desenvolveu o seu trabalho no século XIX e da qual faz parte a Gruta do Baú e o sítio da Lapa Vermelha, onde foi encontrado o fóssil de Luzia.

O grupo também realizou uma visita ao casarão de Dr. Zezé, recentemente repassado à Prefeitura Municipal pela Câmara, local que, espera-se, receba o acervo do Centro de Memória. De acordo com Costa, dada relevância do projeto, que irá propor reflexão acerca da interlocução do homem com a ecologia e a história, o potencial de sucesso na captação de recurso é grande. “Não se trata de uma simples reforma, mas da reforma de um espaço que será uma parada indispensável para quem visita o Circuito das Grutas. A ideia que temos é de um Centro de Memória que ressalte a proeminência de Pedro Leopoldo no que diz respeito aos primeiros achados históricos do continente Americano”, disse.

Participante da expedição de descoberta do fóssil de Luzia na década de 70, Prous ressaltou a importância de um espaço como este para o município e região. “A cidade tem uma localização excelente para que as pessoas possam conhecer as paisagens e os sítios arqueológicos da região. Sem falar no calcário e o que há dentro dele, o grande aquífero que pode abastecer, futuramente, toda a região metropolitana. Esses elementos têm de ser explicados ao público para que as pessoas saibam da importância de preservar o patrimônio histórico, científico e natural”, disse.

Prous e Cartelle se colocaram à disposição para viabilizar peças e materiais para o acervo do Centro de Memória. A Prefeitura iniciou o processo para conseguir recursos visando a reforma do prédio e intervenções que possibilitem a implantação do museu.