Pedro Leopoldo tem maior taxa de aprovação entre cidades do Vetor Norte

Uma análise mais aprofundada dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) referente aos resultados de 2017 divulgados no ano passado, revela que a Educação em Pedro Leopoldo é destaque no vetor Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte quando o assunto é taxa de aprovação.

O município obteve a maior média na taxa de aprovação dos anos iniciais (99,74%) aos finais (71,38%) – 1º ao 9º ano – na comparação com as cidades de Santa Luzia, Capim Branco, Vespasiano, Ribeirão das Neves, Esmeraldas, São José da Lapa, Betim, Contagem, Matozinhos, Confins, Lagoa Santa, Jaboticatubas e Sabará.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Denise Botelho, o resultado reflete a qualidade do ensino no município. “Tivemos ótimos resultados no IDEB. Essa medição aponta a assertividade dos métodos de ensino dentro das nossas escolas. Isso reverbera no alto índice de aprovação registrado nas escolas de Pedro Leopoldo”, explica.

Das 15 escolas municipais avaliadas, 11 atingiram as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Os destaques ficaram por conta da Escola Municipal Dr. Cristiano Otoni, de Ferreiras, com índice 7,3, além das escolas municipais Raimundo Salvador, José Pedro Filho e José Elias da Costa. Todas elas superaram ou atingiram a meta para 2021.

Os resultados do IDEB 2017 foram calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram das avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no ano de 2017 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2017.