Praça da Estação deve receber Acervo Histórico Geraldo Leão e Centro de Apoio ao Turismo

Na última segunda-feira (11), o Secretário Municipal de Cultura, Daniel Costa, detalhou, em um vídeo divulgado na internet, os planos da pasta para o prédio da estação. Após passar por obras de reparo, o grande cartão postal da cidade deve receber o Centro de Apoio ao Turismo e o Acervo Municipal Geraldo Leão, maior acervo histórico da cidade.

De acordo com Daniel, a ideia da Administração é promover o turismo, tendo em vista que as atuais atividades econômicas da cidade dão grandes mostras anuais de preocupante desaceleração. “Pedro Leopoldo tem um incrível potencial turístico. A nossa história remonta às primeiras páginas da história humana na América, à mega-fauna. Temos as grutas, o Sumidouro. Aqui foi ponto de partida para a exploração do estado. Aqui nasceu Chico Xavier. É tempo de deixarmos de tratar nossas riquezas e história com amadorismo e avançar nesse sentido”, explica.

O Centro de Apoio ao Turismo será um espaço destinado ao desenvolvimento da atividade na cidade, à capacitação de profissionais e da população para o fomento do Turismo, formação de artesãos e exposições. Além do receptivo aos turistas locais e de fora. Já o Acervo Geraldo Leão descortinará a história de Pedro Leopoldo por meio de mais de 10 mil itens, entre fotos, vídeos e objetos, tornando-se um ponto de referência cultural, histórico e turístico.

Responsável e detentor do acervo ao longo de décadas, o historiador Geraldo Leão acredita que o acesso da população é de fundamental importância “para o conhecimento da história da cidade”. “Obviamente todas as peças não são apenas sobre Pedro Leopoldo, o que até expande a importância do museu no cenário estadual e nacional”, detalhou.

Para Daniel, é importante dar projeção e prestar reconhecimento à história da cidade. “O senhor Geraldo Leão vem reunindo, com dedicação e amor, há anos, as peças que contam a nossa história. A memória é um dos nossos maiores patrimônios e não pode ser ofuscada. Acho que todos concordam que nossa cidade merece um espaço como este”, entende.

Biblioteca Municipal e pontos de leitura

Parte dos livros e mobiliário da Biblioteca Municipal, que antes ocupava parte do imóvel da Estação, está armazenada no Parque da Biquinha, no Magalhães, e em escolas do município. A ideia é criar, em parceria com as escolas municipais, pontos de leitura espalhados pela cidade visando promover a leitura e integrar a sociedade à comunidade escolar, como já existe em escolas, como E. M. Isabel Gomes e E. M. Cantinho Feliz, e espaços, como o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUs), no bairro Morada dos Hibiscos.

O principal ponto de leitura, pesquisa e convivência da cidade será a antiga sede da TransPL. O projeto de reforma do espaço está em andamento. Situado à rua 1º de Setembro, no Centro, o imóvel conta com espaço similar em tamanho à área ocupada pela Biblioteca na Estação e oferecerá acessibilidade e tranquilidade àqueles que desejam ler, estudar, pesquisar, acessar internet, participar de oficinas entre várias outras atividades que serão propostas.

“Com essa nova configuração de uso para o Complexo Arquitetônico da Estação, buscamos aumentar as possibilidades de nosso município e os acessos à Cultura, à História, ao Turismo e à Educação. As ressignificações em nossa vida, bem como dos espaços públicos, acontecem a todo momento. Entendemos que a Estação possui uma carga afetiva por parte de muitos, mas a Estação não deixará de ser a Estação. Propomos que o marco zero de nossa cidade seja um dos locais que respiram história, turismo e cultura”, detalhou Daniel.