Dos municípios do Vetor Norte, PL foi o que mais aumentou os investimentos em segurança, aponta a Fundação João Pinheiro

A Fundação João Pinheiro divulgou levantamento que coloca a segurança de Pedro Leopoldo em destaque entre as cidades do Vetor Norte. De acordo com a Fundação, o município aumentou em 67,7% os investimentos em segurança pública no comparativo entre os anos de 2016 e 2017. Enquanto no primeiro ano analisado a cidade investiu R$4,56 por habitante, o valor saltou para R$ 14,12 em 2017. Um acréscimo de R$9,64.

O levantamento foi divulgado por meio da plataforma do Índice Mineiro de Responsabilidade Social e retrata os gastos orçamentários apresentados nas prestações de contas anuais dos municípios nas funções de policiamento e Defesa Civil.

De acordo com o Secretário Municipal de Segurança Pública, Coronel Alberto Luiz, o índice da Fundação João Pinheiro comprova o que a população vem acompanhando desde 2017. “O dado reflete o trabalho que vem sendo desenvolvido. Nós criamos a Coordenadoria de Defesa Civil, capacitamos a Guarda Municipal, adquirimos fardas, equipamentos e veículos para a GMC e também para a TransPL e a Defesa Civil. Além disso, recentemente, o Prefeito Marião Sancionou a Lei que reestrutura a GCM, que antes tinha característica patrimonial e passou a ter efetivo poder de policiamento”, enumera o Coronel.

Em 2018, dados da Polícia Militar em Pedro Leopoldo indicaram o decréscimo de 40% dos homicídios consumados e 30% dos roubos no primeiro semestre de 2018 no comparativo com o primeiro semestre de 2017.

Os valores de investimento dos municípios refentes a 2018 serão divulgados pela Fundação João Pinheiro no fim deste ano.