Prefeito Marião sanciona Lei que regulamenta profissão de agentes de saúde

O Prefeito Cristiano Marião sancionou a Lei de criação, plano de cargos, carreiras e salários dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município em cerimônia realizada na tarde da última terça-feira (18), na Praça Francisco Xavier. A partir de 2019, os 60 ACS e 24 ACE da cidade passam a ter regulado o vínculo, deveres, impedimentos, vencimentos, direitos e vantagens da classe.

O Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Simões, relembrou o início das discussões acerca da regulamentação dos agentes. “Acredito que quando tocamos no assunto pela primeira vez, muitas de vocês pensaram que tudo não passava de conversa. Mas hoje estamos aqui, comemorando a concretização desse sonho. Vocês são muito importantes para a cidade. Essa valorização é necessária e justa!”, disse.

Fabrício ressaltou ainda o empenho de toda a equipe da Secretaria de Saúde, que conseguiu viabilizar o pagamento integral dos servidores por meio de repasses específicos do Ministério da Saúde. Dessa forma, a folha da Prefeitura será desimpactada, possibilitando que o recurso que antes era destinado ao pagamento dos proventos dos agentes possa ser investido em outras ações e necessidades.

O Prefeito Marião frisou a relevância do trabalho das agentes. “Vocês são as ramificações da estrutura de saúde do município. Percorrem toda cidade promovendo a saúde e o bem-estar das pessoas, executando um trabalho baseado na paciência, carinho e amor. Estamos muito satisfeitos em poder contribuir para fazer justiça e valorizar o esforço de vocês”, afirmou em seu discurso.

Para a ACS Jordana Marques da Silva Rios, a regulamentação da profissão dos agentes significa vitória após anos de uma luta árdua. “O sentimento é de gratidão e de esperança. Nesses oito anos que estou na Prefeitura, não conseguimos nada. Na última gestão, chegamos a ouvir que se não estivéssemos satisfeitas, que poderíamos passar no RH. Hoje estamos celebrando essa conquista, que foi possível graças ao Fabrício e ao Prefeito Cristiano Marião, que se comprometeu conosco e hoje está cumprindo essa promessa”, disse emocionada.