Defesa Civil Municipal dá orientações de segurança e faz alertas

O período chuvoso chegou. Com ele, se intensificam, em todo o estado, os alertas meteorológicos. Atuante em toda a cidade, a Defesa Civil Municipal (DCM) dá algumas orientações importantes para que as chuvas e tempestades, tão típicas nos fins e inícios de ano, não peguem ninguém de surpresa.

De acordo com o Coordenador da DCM, Sargento Nobre, é fundamental que as pessoas não joguem lixo e entulhos nos espaços públicos. “Esse tipo de material obstrui tubulações e bueiros, dificultando o escoamento das chuvas “, alerta.

Outra questão à qual a população deve se atentar é em relação à não poluição dos cursos d’água. “Ao jogar lixo e diversos outros tipos de resíduo nos ribeirões, estamos favorecendo o transbordo dos cursos d’água. As pessoas precisam se conscientizar de que nossas ações podem influenciar negativa ou positivamente. Tudo é uma questão de escolha”, aponta.

A observação cuidadosa nas residências é considerada fundamental. A DCM orienta à população não permanecer em residências com estruturas danificadas, com rachaduras evidentes e/ou comprometimento do alicerce. As áreas de encosta, com risco de deslizamento de terra, devem ser evitadas e cobertas com lona.

Além de todas as medidas mencionadas, Nobre chama a atenção para os alertas divulgados pela Defesa Civil Estadual e do município. “É importante que as pessoas estejam sempre atentas aos veículos de comunicação e às redes sociais da Prefeitura para a ciência dos alertas divulgados. Não podemos evitar os eventos da natureza, mas podemos no precaver, evitando grandes transtornos”, entende.

Para qualquer ocorrência envolvendo chuvas e quedas de árvores, e na necessidade de análise da estrutura de casas aparentemente comprometidas, o cidadão pode ligar para a DCM no 3661-1098.