Saúde masculina é foco do Novembro Azul em Pedro Leopoldo

Passado o Outubro Rosa, mês de alusão aos cuidados com a saúde feminina, sobretudo para a prevenção ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero, entramos no Novembro Azul, dedicado à promoção da saúde do homem, com especial atenção para a prevenção ao câncer de próstata, tipo que mais acomete os homens após as neoplasias envolvendo a pele. Considerado tabu no universo masculino, o exame de toque retal é fundamental para a detecção da doença. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), anualmente são registrados no Brasil mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata.

Apesar de estar focado no diagnóstico precoce da doença, o Novembro Azul tem adquirido um aspecto mais abrangente. “O homem se cuida menos que a mulher de forma geral. Então temos observado uma tendência de que o Novembro Azul se torne cada ano mais amplo, chamando a atenção para a linha de cuidados da saúde masculina”, entende o Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Simões.

Dentro da campanha do Novembro Azul em Pedro Leopoldo, a SMS irá promover uma palestra voltada para os servidores da Guarda Municipal e TransPL e uma equipe de estagiários de Medicina percorrerá os ESFs desenvolvendo ações de conscientização a partir da próxima semana.

O município oferece serviço de saúde para os homens com foco no diagnóstico do câncer de próstata ainda na fase inicial, o que amplia em 90% as chances de cura. Nas unidades de saúde, homens com mais de 45 anos podem realizar marcação de exame de PSA. Se observada alguma anormalidade, o paciente é direcionado para uma consulta com um Urologista no Centro de Especialidades Médicas (CEM).