Saúde Mental de PL tem aumento do número de atendimentos

Reflexo da correria cotidiana ou de questões existenciais, que assolam a população de forma geral, as pessoas vêm demandando maior assistência de saúde mental do sistema público. Em Pedro Leopoldo o quadro não muda. O município registra considerável aumento da demanda por consultas de saúde mental nos últimos anos.

Os dados de 2018 surpreendem. Enquanto nos sete primeiros meses do ano a média de atendimentos no CAPS Livremente foi de 220/mês, no segundo semestre a média passou para 460/mês. No mesmo período analisado, 165 novos pacientes deram entrada na unidade de saúde. Em agosto e setembro, o número de novos acolhimentos chegou a 87.

O aumento do atendimento tem exigido cada dia mais empenho dos profissionais da unidade. “A equipe sabe da responsabilidade e da necessidade de priorizar as urgências e os casos mais graves. A missão é imensa e não deixaremos de atender com qualidade todos aqueles que por prioridade e perfil precisem de nossa atenção”, ressalta o Psicanalista e Coordenador da Unidade, Thales Siqueira.

Atendendo em sede própria desde fevereiro, o Crer Ser, destinado ao atendimento mental infantojuvenil, também registrou aumento na procura por consultas. De acordo com a Coordenadora Elisângela Fátima de Assis Machado, o prédio deu visibilidade ao serviço. “Contamos ainda com a chegada de uma coordenação e mais um técnico para complementação da equipe”, ressalta.

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, assim que começou a funcionar em sede própria, o número de atendimentos passou de 76, em fevereiro, para 155, em março. Em setembro, foram realizadas na unidade de saúde o atendimento de 213 crianças e adolescentes.