Prefeitura de PL aposta em tecnologia e implanta novo sistema rotativo

Os novos parquímetros de Pedro Leopoldo começaram a funcionar no início desta semana. A inauguração do novo sistema, que promete dar mais comodidade aos usuários, foi realizada na Praça Francisco Viana, na manhã da última terça-feira (14). Na ocasião, as agentes de trânsito da TransPL fizeram uma demonstração para a operacionalização do novo parquímetro e realizaram uma blitz com entrega de folder explicativo e lixo car.

A partir de agora, a cidade conta com 27 parquímetros alimentados por energia solar. O novo sistema é intuitivo e requer apenas atenção ao painel, que solicita as informações necessárias, como placa do carro; apresenta as opções de transação, que podem ser feitas em dinheiro ou tagget, e as opções de comprovante de pagamento, que pode ser impresso ou enviado via SMS (a partir do lançamento do aplicativo, no próximo mês).

A cidade ganhou também mais vagas de estacionamento, passando de 500 para 700. Foi feita uma readequação para a distribuição de vagas destinadas a pessoas com mobilidade reduzida, que agora estão mais próximas de bancos e estabelecimentos de grande circulação de pessoas.

De acordo com o Secretário Municipal de Segurança Pública, Coronel Alberto Luiz, o novo sistema vem para facilitar a vida dos usuários. “A grande novidade é que o motorista poderá acionar o parquímetro que gerencia a vaga onde o carro está estacionado em qualquer parquímetro da cidade. Posteriormente, isso poderá ser feito por meio de um aplicativo. O usuário não precisará se deslocar até o local onde o carro está”, detalha.

O Prefeito Cristiano Marião participou da cerimônia de lançamento do novo sistema. Ele frisou que a alteração não custou nada ao Município nem à população. “Esta modernização já estava prevista no contrato. A cidade só tem a ganhar com o novo sistema, uma vez que hoje temos mais vagas de estacionamentos que gerarão renda para o custeio do serviço e o investimento em melhorias no trânsito da cidade”, afirmou.