Agosto Dourado: Escola da Gestante incentiva aleitamento materno

Instituído em todo o Brasil em 2017, o Agosto Dourado ressalta a importância da amamentação e o valor do leite materno para o perfeito desenvolvimento dos bebê nos primeiros seis meses de vida. Em Pedro Leopoldo, o mês de celebração do aleitamento materno tem destaque na Escola da Gestante, promovida na Clínica de Saúde da Mulher e da Criança, onde todos os meses são atendidas cerca de 180 grávidas.

Conduzidos pela médica pediatra Dra. Maria de Lourdes da Costa e a enfermeira Virgínia Silva Pereira, os encontros são oportunidade para que as mães possam tirar dúvidas e receber orientações preciosas sobre os cuidados com o bebê. “Na Escola da Gestante trabalhamos com todos os temas para preparar as futuras mamães para os cuidados gerais com o bebê. É uma ação muito importante para a saúde e fortalecimento dos vínculos”, explica Virgínia.

A amamentação é um assunto recorrente nos encontros, que acontecem todas as quintas-feiras pela manhã. Mitos, como a existência de “leite fraco”, a flacidez dos seios em decorrência da amamentação e a necessidade de suplementar a mamada, são desfeitos pelas profissionais de saúde, sempre dispostas a orientar e acolher as grávidas em um período marcado por grande expectativa.

De acordo com a Dra. Maria de Lourdes, o leite materno possui tudo o que a criança precisa na fase inicial da vida. Além prevenir diversas doenças, o gesto de amamentar estreita os laços entre mãe e bebê. “O aleitamento materno é o fator protetor dos bebês, no seu crescimento e desenvolvimento, e na prevenção a várias doenças. Além de saúde pela transferência de anticorpos, a amamentação estimula a afetividade, gerando vínculos consistentes que irão fortalecer o desenvolvimento afetivo, intelectual e prevenir distúrbios psicossociais no futuro”, esclarece.

A Clínica de Saúde da Mulher e da Gestante atua como referência de médio risco e risco habitual para as 14 equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), além de dar cobertura à região central e a oito bairros não atendidos pela ESF. As futuras mães que desejam participar das atividades da Escola da Gestante devem procurar a Clínica.

Endereço: Rua Otoni Alves, 33, Centro – telefone: 3662-3492