Prefeitura de PL cria projeto Aprendiz Legal

A Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, anunciou nesta quinta-feira, 17, a criação do Projeto Aprendiz Legal. A iniciativa será implantada com o objetivo de modernizar o projeto Rotativo Social e, assim, oferecer aos jovens o primeiro emprego, além de cursos de formação profissionalizante na perspectiva da socioaprendizagem.

Nesta nova versão, os jovens trabalharão em funções administrativas no interior dos prédios públicos e, semanalmente, participarão de atividades voltadas para a capacitação para o mercado de trabalho em parceria com a Rede Cidadã, organização não governamental sem fins lucrativos que busca a transformação social por meio da integração entre vida e trabalho como um só valor.

De acordo com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fátima Brasil, as inovações propostas no novo modelo podem garantir um futuro melhor para os pedroleopoldenses assistidos pelo projeto.  “Acreditamos que os jovens com perfil de vulnerabilidade social terão maiores chances de atingir a qualificação profissional ao serem inseridos numa estrutura adequada, que ofereça condições de aprendizagem e acompanhamento técnico”, explica Fátima Brasil. O Secretário Municipal de Segurança Pública, Coronel Alberto Luiz, concorda com a gestora e alerta sobre a importância desses jovens receberem um acompanhamento especializado. “Com a informatização dos parquímetros, verificou-se que estes colaboradores não estavam cumprindo o objetivo proposto pelo Rotativo Social e tampouco recebiam orientações educacionais. Agora, por meio do Aprendiz Legal, estes jovens poderão atuar num ambiente de trabalho apropriado e receberão ensinamentos que levarão para toda a vida profissional”, acredita o Secretário Municipal de Segurança Pública.

O projeto Aprendiz Legal será oferecido inicialmente aos jovens que tenham idade entre 16 e 18 anos e que vivem em situação de vulnerabilidade social. “Trabalhamos para dar oportunidades para todos, principalmente para aqueles que mais precisam. Eu comecei a trabalhar aos 14 anos e sei como foi importante para minha formação pessoal esta primeira oportunidade. Cuidar do presente desses jovens é planejar a Pedro Leopoldo que queremos no futuro”, afirma o Prefeito Cristiano Marião.