Prefeitura reafirma compromisso com a APAE

Um dos principais convênios firmados pela Administração Municipal foi renovado na manhã da última terça-feira (8). O Prefeito Cristiano Marião assinou o Termo de Fomento junto ao Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Reginaldo Alves Saraiva. A transferência de recursos à APAE tem por objetivo a manutenção das atividades da Escola Especial Antonino Pinto Mascarenhas. Também participaram do ato de assinatura o Vice-Prefeito Salim Salema, o Chefe de Gabinete Evandro de Souza, a Secretária Municipal de Educação, Denise Botelho, além dos vereadores Fred Piau, Leozão, Sargento Aziz e Paulinho da Farmácia.
O valor anual do convênio passou de R$ 612 mil, em 2017, para R$ 720 mil. O acréscimo visa cobrir gastos com o aumento da demanda registrada pela instituição. “Este ano o valor do convênio foi acrescido em 17% para que a APAE possa ajustar o atendimento à demanda. Esperamos que, ao final do ano, possamos investir mais nesta instituição que tem uma credibilidade única e que presta um serviço fundamental para diversas famílias de nosso município”, revelou o Prefeito Cristiano Marião.
Na Escola Especial Antonino Pinto Mascarenhas são atendidas 178 pessoas a partir dos 5 anos de idade, todas com deficiência intelectual e associadas. A Escola oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (dos anos iniciais aos anos finais do Ensino Fundamental). Há ainda dois projetos: um que prepara os alunos para o uso de tecnologias e outro voltado para crianças autistas. A instituição promove também, entre os alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento acima de 15 anos, desenvolvimento da aprendizagem, os talentos, a criatividade e a comunicação social.
Para o Presidente da APAE, Reginaldo Saraiva, a parceria entre a Prefeitura Municipal e a instituição é muito importante para a manutenção da Escola. “A APAE e a Prefeitura são parceiras e queremos que esta parceria dure eternamente. Juntos nós vamos fazer, se Deus quiser, coisas muito boas pela cidade, oferecendo um serviço de qualidade crescente”, ressaltou.
Na visão da Secretária de Educação, Denise Botelho, a assinatura do Termo de Fomento é prova do compromisso da Administração com a Educação inclusiva. “O sentimento de participar deste momento é de grande alegria, porque a APAE é uma instituição exemplar, reconhecida, que conta com profissionais muito dedicados e alunos que nos ensinam, a cada dia, que é, sim, possível vencer os desafios da vida”, entende.