Educação de Pedro Leopoldo recebe elogios do Governo Federal e tem alta aprovação da população

O Ministério da Educação parabenizou a Prefeitura por apresentar mais de 80% de acompanhamento da frequência escolar. Além disso, mais de 80% da população de Pedro Leopoldo aprovou a educação, em pesquisa recém-realizada. Outra boa notícia é que a atual gestão anuncia planos de construção de duas novas creches, uma na região central e outra na região norte da cidade

Através do Ofício Nº 4781, assinado por Camilo Sobreira de Santana, Ministro de Estado da Educação, recebido esta semana, a Prefeitura de Pedro Leopoldo é elogiada por alcançar e superar a meta estabelecida pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS. Segundo o Ministro, tal engajamento do Município, ao impedir baixos índices de frequência – indicadores da situação de risco que devem ser considerados nas políticas de proteção às famílias – foi fundamental para a permanência de crianças e jovens na escola. “Trata-se de uma das mais importantes estratégias para assegurar direitos sociais a grupos populacionais que apresentam as maiores carências e dificuldades em suprir suas necessidades básicas. Desta forma, este Ministério agradece e parabeniza essa Prefeitura, na medida em que apresentou mais de 80% de acompanhamento da frequência escolar”, assina o Ministro Santana.

Outro reconhecimento muito importante do trabalho que vem sendo feito pela atual gestão na área da educação vem da população. Uma pesquisa do Instituto MDA, realizada no mês de Julho de 2023, mostra que a educação de Pedro Leopoldo teve mais de 80% de aprovação popular.

E o trabalho e as boas notícias não param. A Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem apresentado celeridade no fluxo da lista de espera por vagas nos CEMAI´s. No ano passado a lista de espera foi zerada. Este ano, a demanda aumentou e tudo tem sido feito para que a rotatividade seja rápida. Durante o ano algumas vagas são preenchidas, mas ainda não foram suficientes para atender a todos da lista de espera atual. Pensando nisto, a Prefeitura tem nos planos, a construção de novas creches e ampliação de salas em algumas unidades.

Importante ressaltar que atualmente quase 700 crianças são atendidas nas creches com uma alimentação saudável, estrutura qualificada e profissionais dedicados em cuidar das crianças e seu desenvolvimento.

Novos CEMAI’s

Em breve uma nova creche deve começar a ser construída em Pedro Leopoldo, na região central. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o terreno já foi adquirido pela Prefeitura, e agora, está na fase final do projeto e da licitação da empresa responsável pela construção. E ainda, está em fase de estudos de viabilidade, o projeto para uma nova sede na região Norte. Segundo a Prefeita, Eloisa Helena, estes trabalhos servem para ampliar o atendimento aos cidadãos. “Foi uma honra receber o ofício do Ministério da Educação, elogiando o trabalho em Pedro Leopoldo, assim como ver que nossa gente aprova o trabalho. Isso é motivo de orgulho e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. As pessoas nas ruas elogiam não só o ensino, mas a merenda de qualidade, os kits de uniforme e material escolar completos, as reformas e ampliações nas instituições e outras melhorias. A ampliação de mais CEMAI´s é para suprir a demanda por vagas. Estou otimista e com as mãos na massa com toda nossa equipe de governo para que isso seja concretizado”, destacou a Prefeita, Eloisa.

O terreno onde será construída a creche na região central fica na rua Francisco Bahia.