Prefeitura de Pedro Leopoldo realiza um 7 de Setembro inovador

Momento cívico irá apresentar o verdadeiro significado da Independência a partir das vivências pedagógicas e artísticas dos próprios alunos. Apresentações artísticas, prestação de serviços e claro, a tradicional fanfarra, vão celebrar a importante data

Inovação, conhecimento, aprendizado e significado. Assim será a comemoração da Independência do Brasil em Pedro Leopoldo. Partindo de uma nova proposta, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, realizará um momento cívico criado com muito carinho e critério, a partir de um trabalho significativo para os alunos.

Estudantes das 28 escolas municipais, além das particulares que aceitaram estar no projeto, e das estaduais, farão apresentações daquilo que fazem e aprendem no dia a dia da escola, através dos projetos pedagógicos desenvolvidos dentro das instituições escolares. “Queremos que nossos alunos se vejam como cidadãos brasileiros, que aprendam a valorizar o país em que vivem, que amem e respeitem nosso Brasil. Mais que desfilar, eles irão demonstrar com aprendizado o que entendem da bela história do nosso país. Portanto, teremos neste dia 7 de Setembro apresentações cívicas, artísticas e pedagógicas, incluindo apresentação dos trabalhos dos alunos da educação infantil, coral, dança, balé, flauta, além, é claro, da tradicional fanfarra, incluindo a bela fanfarra da nossa queria APAE”, destacou a Secretária de Educação, Cláudia Resende.

Serão diversas tendas e stands espalhados pela Praça da Prefeitura e pela Rua Dr. Cristiano Otoni, no trecho que fica em frente ao Prédio da Prefeitura. Haverá ainda hasteamento da bandeira, apresentação da Corporação Musical Cachoeira Grande, momento de oração e participação de clubes de serviços. Além disso, haverá ainda tendas da Secretaria de Meio Ambiente com doação de mudas e orientações sobre bem-estar animal, Secretaria de Esportes com foco na questão dos Direitos Humanos, TransPL com orientações de segurança no trânsito, Sine Itinerante com oportunidades de trabalho e Secretaria de Saúde com vacinação, saúde bucal, Setembro Amarelo, aferição de pressão e orientações sobre arboviroses e outras patologias. “A ideia é inovadora e temos certeza que a população irá abraçar. É uma forma de gerar nos alunos o sentimento de pertencimento à história, de forma mais abrangente. Convido toda a população para estar conosco, nesta data tão importante, em que celebramos nossa identidade e a diversidade que tanto nos enriquece. Aproveito para reiterar nosso compromisso com o bem-estar de todos. Juntos, trabalhamos todos os dias para construir uma comunidade mais justa, próspera e inclusiva”, disse a Prefeita.

Para completar o momento cívico diferenciado, este ano, além de toda celebração inovadora para homenagear a Independência do Brasil com foco no aprendizado sobre o país, haverá feira com comidas típicas.

A programação completa será disponibilizada pela Prefeitura na próxima semana.