Prefeitura apoia agricultura familiar e fomenta economia local

Pedro Leopoldo conta com 34 produtores rurais que fornecem alimentos para a rede de ensino, CEASA e para o comércio local

Comemorado no último dia 25 de julho, o Dia Mundial da Agricultura Familiar destaca o papel fundamental que estes profissionais desempenham, principalmente em nosso município. Atualmente, Pedro Leopoldo conta com 34 agricultores, fornecendo alimentos saudáveis e de alta qualidade para as escolas municipais e estaduais, CEMAI´s, comércio local, até a Central de Abastecimento, o CEASA.

Como forma de homenagear e de conhecer mais de perto este belo trabalho, a Prefeita Eloisa Helena e a vice Ana Paula Santos, visitaram, esta semana, a três de diversas propriedades que praticam a agricultura familiar. “Fomos, por exemplo, na região de Pedra Branca, onde visitamos a família do Sr. Élio Gomes, a do Sr. Geraldo Campos, conhecido como ‘Neném’, e a família do Sr. Pedro Reinaldo. Todos nos receberam com muito carinho e fizeram questão de mostrar cada detalhe de suas plantações. Ficamos impressionadas com a grandeza do trabalho”, destacou a Prefeita.

Desde 2008 a Prefeitura mantém uma parceria de sucesso com a AAFAPEL (Associação da Agroindústria Familiar de Pedro Leopoldo), impulsionando melhores condições de comercialização da produção. A loja da AAFAPEL, que comercializa os produtos dos agricultores locais, fica localizada na Rua Santa Luzia, nº 612, no Centro de Pedro Leopoldo.

Valorizar a agricultura familiar é essencial, pois além de fortalecer a economia local, promove a produção sustentável de alimentos, preserva a cultura regional e fortalece os laços comunitários.