Prefeitura de Pedro Leopoldo decreta situação de emergência em Saúde Pública pelo alto índice de transmissão da Dengue e Chikungunya

Equipe da Prefeitura realiza fiscalização em locais que foram denunciados

No dia 08 de maio, a Prefeitura de Pedro Leopoldo decretou situação de emergência em saúde pública, pelo período de 120 dias, por conta do alto índice de transmissão da Dengue e Chikungunya.

De acordo com o decreto publicado, a Secretaria Municipal de Saúde pode adquirir bens e insumos necessários ao atendimento da situação emergencial, respeitando a legislação aplicável às licitações e contratos administrativos.

A declaração do estado de emergência atende à necessidade de preparar e instrumentalizar a rede de serviços de saúde para ampliar a vigilância epidemiológica, controle vetorial e assistência aos pacientes. O município enfrenta dificuldade para a aquisição do inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV) – mais conhecido como “fumacê”, que ainda não foi repassado pelo Ministério da Saúde devido ao desabastecimento do mercado. A aplicação do produto se faz necessária em cidades com alto índice de transmissão das doenças, uma vez que elimina o Aedes Aegypti em fase adulta.

Enquanto aguarda a reposição do produto, o município tem realizado outras ações constantes para combater as doenças, como mutirões, fiscalizações de possíveis focos, inspeções de agentes em residências, campanhas de conscientização, recolhimento de entulho e limpezas diárias das ruas do município.As ações de prevenção são realizadas continuamente pela Divisão de Vigilância em Saúde do município e a participação da comunidade é fundamental para reduzir a infestação do vetor e diminuir a incidência da Dengue, Chikungunya e Zika.

Na quinta-feira, 25 de maio, a Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da equipe da Vigilância Sanitária e Planejamento Urbano, fizeram uma ronda pelo município a fim de fiscalizar os locais com risco sanitário que foram denunciados pela população.

A Secretária de Saúde de Pedro Leopoldo, Michelli Moreno, afirma que o executivo está se empenhando ao máximo para combater o surto da doença e proteger a população. “Já realizamos diversos mutirões, que têm a finalidade de orientar a população sobre os riscos da doença, fiscalizar locais em risco sanitário e recolher recipientes propícios à proliferação do Aedes Aegypti. Além disso, em nossas redes sociais frequentemente são divulgadas campanhas a fim de alertar a população sobre a prevenção, que é a forma mais eficaz de combatermos este problema”, afirmou.

A Prefeita Eloisa Helena, ressaltou a importância da colaboração dos moradores no combate ao surto. “É importante destacar que o combate à Dengue só é possível com a colaboração de todos. O cidadão pode contribuir eliminando os possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, como recipientes com água parada e também denunciando os locais que se encontram em risco sanitário. Só venceremos com a ajuda de todos”, afirmou.

Para realizar a denúncia de locais com possíveis focos de dengue é só entrar em contato com a Vigilância em Saúde por meio do número 98814-6540, pelo Whatsapp.