Prefeitura de Pedro Leopoldo realiza mais um mutirão de cirurgias de catarata para a população

Cerca de 60 pessoas foram beneficiadas por meio da ação da
Secretaria Municipal de Saúde

A Prefeitura de Pedro Leopoldo,  através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o primeiro “mutirão de catarata” de 2023, no último dia 22 de janeiro. Neste primeiro momento, 60 operações foram feitas gratuitamente.

O procedimento, realizado no Hospital Dr. Eugênio Gomes de Carvalho, tem o objetivo de devolver uma visão de qualidade aos pacientes. Muitas pessoas voltam a viver de forma mais segura, tendo autonomia para a realização de algumas tarefas diárias, anteriormente prejudicadas pela baixa visão. Sem contar que o risco de acidentes domésticos e até mesmo no trânsito, são diminuídos. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 51% dos casos que resultam em perda de visão no Brasil, por isso o procedimento é de extrema importância e indispensável. 

“Uma visão de qualidade é um dos maiores privilégios que um ser humano tem, faz toda diferença para se viver bem. Por este motivo, construímos esta rica parceria com o Hospital Dr. Eugênio e estamos ajudando a melhorar a vida de vários pedroleopoldenses”, disse o Secretário de Saúde, Hélio Néri. 

Em 2022, a Prefeitura realizou 135 cirurgias, e, em 2023, o objetivo é efetuar mais procedimentos e beneficiar mais pessoas. “No ano passado esta ação foi um sucesso, e, este ano, nosso objetivo é realizar mais cirurgias, transformando a vida das pessoas através de uma visão de qualidade, que é o que todos merecem”, afirmou a prefeita Eloisa Helena.

Para realização do procedimento o paciente precisa consultar na Unidade Básica de Saúde de referência, no seu bairro. Se necessário, o médico o encaminha para o oftalmologista, e, caso o mesmo identifique a necessidade de cirurgia, o paciente deve protocolar a solicitação na Prefeitura.  

Os pacientes contam com uma equipe profissional altamente qualificada com vasta experiência neste tipo de cirurgia.