Prefeitura realiza desassoreamento do Ribeirão das Neves

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, através da Secretaria de Obras, deu início nesta semana ao desassoreamento do Ribeirão das Neves, no Bairro São José/Centro. Além do desassoreamento, desobstrução de galerias e bocas de lobo, limpeza, capina e retirada de entulhos também estão sendo realizadas. A medida serve para reduzir as chances de transbordo do curso d’água em época de chuvas, o que é recorrente no local. “Nosso objetivo é a limpeza do ribeirão, gerando melhoria no escoamento do rio e, assim, evitar o transbordamento e minimizar inundações”, destacou a Prefeita Eloisa Helena.

Segundo o engenheiro da Prefeitura, Marco Antônio Pereira, o trabalho será realizado em toda extensão do ribeirão, compreendendo cerca de 610 metros lineares, e irá prevenir possíveis riscos de enchentes. “Estamos acompanhando o início dos trabalhos do serviço de desassoreamento. Aqui é uma região que acumula muito material proveniente do curso d’água e neste local, que é um ponto mais baixo, tem muitas residências e acabam ocorrendo inundações. Este trabalho tem que ser feito periodicamente para evitar que a calha do rio fique assoreada, provocando a evasão do rio para fora do seu leito”, explicou.

Para os moradores daquela região, a notícia foi extremamente bem-vinda. “É um trabalho muito importante porque previne acidentes. Na última vez que aconteceu de ter muita chuva, subiu o morro, chegou no meu quintal, mas, não entrou na minha casa. É importante a manutenção, deixa os moradores mais tranquilos e seguros”, avaliou Nilza Almeida, moradora da Rua Santos.

Segundo a Secretaria de Obras, o tempo estimado para execução do serviço é de 30 a 45 dias.