Parceria entre Família Pró-Skate e Prefeitura de Pedro Leopoldo beneficia diversas crianças e adolescentes do município

As aulas são totalmente gratuitas e acontecem aos sábados

A FPS – Família Pró-Skate surgiu há doze anos, idealizada por Wellington Lalon e pelo atual coordenador Sérgio Campola, que sentiu a necessidade de criar um projeto social esportivo para crianças e adolescentes sem condições de arcarem com aulas particulares.

No início, as aulas eram ministradas no estacionamento da Prefeitura, e na primeira gestão da Prefeita Eloisa Helena, em 2016, foi iniciada a construção de uma pista adequada para a prática do skate, na Praça da Estação. A Pista, que recebeu o nome de FPS Plaza, se tornou referência na região, sendo considerada uma das melhores pelos praticantes do esporte.

Com o apoio da Prefeitura de Pedro Leopoldo, as aulas acontecem todos os sábados, de 9h às 11h, totalmente gratuitas, e todos os equipamentos necessários para a prática são disponibilizados pelo projeto.

Para Sérgio Campola, o apoio da Prefeitura é essencial para promover a prática do esporte para todos, principalmente para crianças e adolescentes. Este ano a gestão já fez diversas intervenções na pista, entre elas, construção de passarela e fechamento de segurança. “Gostaria de agradecer a Prefeita Eloisa e a vice Ana Paula, que estão dedicando e dando esse apoio importantíssimo que a gente precisa. O skate em Pedro Leopoldo vem de longa data, vamos completar 13 anos em dezembro, e com as melhorias que estão sendo feitas pra gente e com apoio desta gestão, está sendo maravilhoso fazer parte dessa Família Pró-Skate”, ressaltou o Coordenador.

Karla Aparecida, mãe do Vitor, aluno da escolinha, disse que já percebeu vários resultados positivos no seu filho depois do início da prática do esporte. “A importância da escolinha para o Vitor é muito grande pra gente. Ele tem melhorado em tudo, inclusive, na escola, a participação dele melhorou”, disse.

O projeto atende certa de 30 alunos por sábado e tem como alguns dos pilares a união e o respeito. Além de ter transformado o olhar de muitas pessoas que antigamente marginalizavam o esporte, a escolinha já mudou a vida de muitos jovens.

Para Elder dos Santos, aluno do projeto, os ensinamentos que ele adquire e a união entre as pessoas é o mais importante. “Realmente é uma família, eles ajudam a gente em tudo, apoio moral, ajuda com as peças, estudos, então a família pró-skate é minha família”, disse.

A Prefeita Eloisa garante que continuará investindo nos esportes em Pedro Leopoldo. “Independente da modalidade, o esporte traz somente benefícios físicos, emocionais e até para o turismo na nossa cidade. Damos todo apoio a esta bela família do pró-skate e para outros esportes com muito carinho. Podem continuar contando com nossa gestão para crescerem cada vez mais!”, concluiu a Prefeita.