Prefeitura envolve Secretarias e setores para realizar período festivo histórico

Do dia 24 de janeiro a 13 de fevereiro, Pedro Leopoldo se rendeu à folia. Entre festas do Boi da Manta, Carnaval e os eventos que marcaram os 94 anos da cidade, foram realizadas 25 festas no Centro, Santo Antônio da Barra, Lagoa de Santo Antônio, Fidalgo e Vera Cruz de Minas. O que muita gente não sabe, ou não parou para pensar, é que para tudo acontecer, muitas pessoas tiveram que “suar a camisa”, e bem antes de a alegria começar a desfilar pelas ruas.

O período festivo de 2018 exigiu um grande esforço de planejamento e logística de diferentes setores da Prefeitura. Definir atrações, equilibrar despesas com o orçamento apertado, ter a liberação do Corpo de Bombeiros para a realização dos eventos e articular tudo com as instituições parceiras foram alguns dos desafios dentro da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer, Juventude e Turismo. No transcorrer das festividades, os servidores da pasta deram total apoio nos eventos.

A Secretaria Municipal de Administração e a Procuradoria Jurídica da Prefeitura também tiveram uma atuação decisiva, licitando os serviços demandados e criando o ambiente de respaldo jurídico para a promoção das festas.

Já no setor de Comunicação, a preocupação era a de como fazer com que a informação chegasse à população. Assim, foram utilizadas diferentes mídias para a divulgação dos eventos: faixas, carros de som, jornais, rádios, redes sociais. Foi também no setor que os simpáticos Bois da Manta que apareceram no Facebook Oficial da Prefeitura e a identidade visual do Carnaval 2018 ganharam forma. A Comunicação esteve presente ainda nas festas, registrando momentos que certamente ficarão na memória de muita gente.

Presentes em todos os eventos, os Guardas Civis Municipais, juntamente com a PM, tiveram uma atuação impecável, agindo com total discrição e sendo incisivos nos momentos certos. Os Guardas de Trânsito da TransPL também se empenharam de forma irrestrita, iniciando suas atividades, em determinados dias antes mesmo de o sol nascer, para sinalizar ruas, realizar interdições e orientar os motoristas.
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos também teve funcionários muito importantes para a realização das festas. A preparação dos locais foi feita pelas equipes de limpeza, que esteve presente também no pós-eventos. A equipe de elétrica marcou presença fazendo toda a instalação elétrica para que o som chegasse a todos os lugares e a iluminação não deixasse a desejar.

Às fiscais da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e aos servidores da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, coube averiguar se no perímetro das festas no Centro os comerciantes tinham permissão para vender seus produtos e se os alimentos comercializados obedeciam às normas sanitárias. No Pronto Atendimento Central, os foliões que necessitaram de atendimento médico foram assistidos pelos profissionais de saúde.

O Prefeito Cristiano Marião e o Vice-Prefeito Salim Salema estiveram presentes nas ruas em diversas ocasiões. Para Marião, a união de forças foi fundamental para o sucesso dos eventos, o que tem sido atestado pela população. “O retorno que temos tido é muito positivo. Estamos muito satisfeitos. E aos servidores da Prefeitura, todo o reconhecimento! Eles se empenharam dia e noite para que a família pedroleopoldense pudesse participar dos eventos com tranquilidade”, frisou.

Tanto nas redes sociais da Prefeitura como nos grupos online, o cuidado na elaboração das festas, a qualidade e variedade de eventos e, principalmente, a segurança reforçada foram muito elogiados. Os internautas destacaram ainda a presença da família e das crianças. Assim como em 2017, a promoção das festas do Boi da Manta mais cedo, ainda à luz do dia, foi um dos quesitos aprovados por muitos.