Prefeitura de Pedro Leopoldo promove semana da inclusão

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu a Semana da Inclusão visando capacitar os servidores da Rede Municipal de Educação para esta pauta. O evento acontece na Secretaria de Educação do município, nos dias 20, 21, 22 e 23. O evento tem a participação de aproximadamente 60 servidores, divididos em 4 grupos, visando não gerar aglomerações.

O curso teve como objetivo oferecer possibilidades de explorar as dimensões cognitivas, psicomotoras, de comunicação e socioemocional, que compõem o Plano de Desenvolvimento Individual do aluno da Educação Especial.

O evento recebeu elogios e reconhecimento dos participantes. A professora Dileuza dos Santos, da Escola Municipal Dr. Cristiano Otoni, ressaltou a importância da semana da inclusão. “Sou professora de alunos da inclusão e vejo esta iniciativa de grande valia para que possamos fazer o melhor por estes alunos”, afirma a professora. A monitora Mônica Saletti também destacou a importância de participar da qualificação. “O curso trouxe muitas experiências novas e todas as sugestões cabíveis serão aplicadas de acordo com a realidade de cada instituição”, reforçou.

Alana Cadete, Coordenadora de Educação Inclusiva, também falou sobre a importância da capacitação para inclusão no município. “Como membro integrante da equipe da divisão de ensino da Secretaria Municipal de Educação, afirmo ser um grande prazer e ao mesmo tempo um grande desafio trabalhar com a inclusão, principalmente, em tempos de pandemia. A 1ª edição da Semana da Inclusão é uma das muitas ações que pretendemos realizar para celebrar o Setembro Verde, comemorado no dia 21 de setembro, data em que se celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”, disse.

A Rede Municipal de Ensino conta com a equipe de Educação Inclusiva, através do Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado (NAPE).